sábado, 4 de novembro de 2017

Romaria da Terra celebra 30 anos na Serra da Barriga

Caminhada de fé e esperança ocorre na madrugada do sábado para o domingo



Comemorando três décadas de existência, a 30ª Romaria da Terra e das Águas acontece neste final de semana, na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Com o tema “Trinta anos no Chão Sagrado: de novo Serra, alcançando a Nova Terra”, mais de 3 mil romeiros e romeiras realizam caminhada do Sítio Recanto até o Platô da Serra, um percurso de 3 km.

A Romaria tem início às 20 horas do sábado, 4, com apresentações culturais, reflexões bíblicas e a celebração da Santa Missa. Na madrugada, por volta das 3 horas, sobe até o topo da Serra. Os músicos de caminhada Zé Pinto e Zé Vicente, além do Bispo Presidente da CPT, Dom Enemésio Lazzaris, estão confirmados para a atividade.

Vamos em Romaria caminhar três quilômetros, numa noite de lua cheia, com a certeza que ‘Deus à frente é luz e guia’. Iremos fortalecer nossa caminhada, reencontrar amigos e amigas, cantar com Zé Vicente e Zé Pinto, ouvir testemunhos, refletir, celebrar. Pisar no solo sagrado da Serra da Barriga”, afirmou Carlos Lima, coordenador da CPT e um dos organizadores.

O aniversário de 30 anos de Romaria tem por objetivo alimentar a espiritualidade do caminhante, preservar a memória de luta do Quilombo dos Palmares, incentivar a luta pela democratização do uso da terra e a preservação da água como um bem comum, assim como estimular a prática da justiça, da partilha e da solidariedade entre os filhos e filhas de Deus.

Nesses 30 anos, estaremos celebrando na Serra da Barriga, onde tudo começou. Sempre tendo a esperança de uma nova terra, de novas conquistas, de novos espaços para a vida e para dignidade de nosso povo. Todos estão convidados a caminhar conosco, com a Igreja e a Arquidiocese”, afirmou Dom Antônio Muniz, Arcebispo Metropolitano de Maceió.

Esta edição comemorativa está sendo organizada em conjunto pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Arquidiocesse de Maceió.

Transporte

Comunidades paroquiais de todas as regiões de Alagoas estão se organizando para participar desta Romaria. São esperados dezenas de ônibus de mais de 15 cidades alagoanas, além de diversos bairros de Maceió, como Jacintinho, Fernão Velho, Pinheiro, Cruz das Almas e Trapiche. Em Maceió, o transporte de ida e volta possui o valor de apenas R$ 5,00 e as reservas podem ser feitas pelo telefone 3221.8600.

Sobre a Romaria

Em 1988, a CPT e a Arquidiocese de Maceió realizaram, na Serra da Barriga, a primeira Romaria da Terra com o tema “Terra Mãe: Filhos livres”. De lá para cá, os romeiros e as romeiras percorreram diversas cidades até retornar, em 2017, para celebrar os 30 anos no Chão Sagrado, na terra de Zumbi e Dandara.

A inspiração bíblica está na luta dos hebreus que, movidos por Javé e liderados por Moisés, rompem com a escravidão no Egito e saem numa grande romaria rumo a Terra Prometida, aonde corria leite e mel.

A Romaria é o encontro de caminhantes, de homens, mulheres, crianças e idosos que acreditam na mobilização social a partir do evangelho libertador de Jesus Cristo.

Serviço

30ª Romaria da Terra e das Águas
Dias: 4 e 5 de novembro de 2017
Local: Sítio Recanto – Serra da Barriga – União dos Palmares

Programação:
20h – Acolhimento dos romeiros e romeiras no Sítio Recanto
21h15 – Mística de Abertura da 30ª Romaria
21h30 – Apresentação de Zé Vicente
23h –  Início da celebração
2h30 –  Apresentação de Zé Pinto
03h30 –  Início da Caminhada rumo ao Platô da Serra

Mais informações: (82) 9 9127-0153 - Alexsandra Timóteo


Fonte: Ascom/CPT
http://cptalagoas.blogspot.com.br/2017/11/romaria-da-terra-celebra-30-anos-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!