terça-feira, 22 de agosto de 2017

Conferência da Igualdade Racial chega ao Alto Sertão

Por: Luíla de Paula - Jornalista e integrante da Comissão de Comunicação Conepir/AL


A região do Alto Sertão receberá nesta terça-feira (22/08), a segunda etapa das Conferências Intermunicipais de Promoção da Igualdade Racial. Com o objetivo de discutir e avançar na construção de políticas públicas que atendam as demandas da população negra, quilombola, bem como indígenas, ciganos, grupos religiosos e culturais de matriz africana. O evento será sediado em Delmiro Gouveia, das 8h às 17h, no Espaço Juventude e contará com a participação de gestores e líderes de movimentos sociais, que atuam com as questões étnico-raciais, de oito municípios (Delmiro Gouveia, Água Branca, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Olho D’água do Casado, Pariconha e Piranhas).

Com o tema central “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”, a conferência contará com quatro grupos de trabalho, sendo discutidos subtemas.  E a Palestra Magna será realizada pela Dra. Professora Ana Cristina Conceição dos Santos – professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus do Sertão, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Diversidade e Educação do Sertão Alagoano (NUDES/Ufal) e conselheira nacional de promoção da igualdade racial.

As atividades serão encerradas com a plenária final para aprovação de propostas e eleição dos delegados entre gestores e sociedade civil, a fim de integrarem a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que deve acontecer em 24 e 25 de novembro.

ETAPAS - Ao todo as Conferências Intermunicipais terão nove etapas distribuídas por regiões. As próximas serão Delmiro Gouveia (dia 22/08), abrangendo toda a região do Alto Sertão; Maragogi (dia 25/08), região Norte; São Miguel dos Campos (dia 01/09), região Tabuleiro do Sul; Arapiraca (dia 05/09), região Agreste; Santana do Ipanema (dia 15/09), com a região do Médio Sertão; Palmeira dos Índios (dia 19/09), região Planalto da Borborema; Maceió (dia 22/09), compreendendo a Região Metropolitana; e União dos Palmares (dia 29/09), incluindo a região Serrana dos Quilombos.

As Conferências Intermunicipais são realizadas pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), por meio da Superintendência de Direitos Humanos e Igualdade Racial e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas (Conepir-AL).

Mais informações: (82) 3315-1791 (SUPDHIR), 99809-1015  ou pelo email conepir2017@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!