terça-feira, 21 de junho de 2016

Realidade Brasileira

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) encontra-se com inscrições até o dia 25 de julho, para o Curso de Realidade Brasileira (CRB). Com o objetivo de estudar a realidade sócio histórica do país e utiliza como guia os principais pensadores brasileiros e suas obras, a exemplo, de Dirceu Lindoso, Luís Sávio de Almeida, Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, dentre outros.

O curso é realizado em todo o país, já contemplou mais de 60 turmas, no Estado de Alagoas iniciou em 2012, e essa será a terceira turma. É destinado aos militantes de movimentos sociais, pastorais sociais, sindicalistas, integrantes do movimento estudantil, organizações políticas e profissionais vinculados aos trabalhadores de educação popular e saúde.

O curso nasceu da percepção da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática, voltar a pensar o Brasil e o Projeto Popular, a viabilidade do Brasil-Nação, suas potencialidades, a formação histórica, social, cultural e econômica do seu povo”, enfatizou a professora Maria Edna Bezerra.

O CRB será organizado em sete (7) módulos presenciais, um final de semana por mês em horário integral de 8 às 19h na sexta e de 8h às 16h no sábado. A metodologia compreenderá núcleos de organização para proporcionar maior participação, divisão de tarefas, rodas de conversa, trabalhos em pequenos grupos, leitura de textos, debates e exposições dialogadas; e no encerramento, a produção de um trabalho final com a síntese dos conteúdos apreendidos.

Os(as) interessados(as) em participar devem comparecer das 9h às 16h30, no Núcleo de Saúde Pública (NUSP/UFAL) localizado no prédio do antigo CSAU, Campus A.C. Simões em Maceió; ou pelo email: medna.pc@gmail.com. Em relação à documentação, é necessário: levar carta de intenção do candidato; declaração de anuência/apresentação da organização da qual participa, devidamente assinada; e avaliação da documentação do candidato. O resultado dos alunos(as) selecionados(as) será no dia 31 de julho e a matrícula no dia 5 de agosto.

Com certeza, é uma ótima oportunidade para o crescimento científico, partilha de conhecimentos e experiências, além de contribuir para o fortalecimento da transformação social!


Com informações da Ascom/Ufal.

Fonte: Coluna Axé – 396ª edição – Jornal Tribuna Independente (21 a 27/06/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!