terça-feira, 1 de setembro de 2015

Nenhum direito a menos!

O Governo Federal, sob pressão da grande mídia e da onda conservadora que tem ocupado o debate político nacional, pretende realizar uma reforma administrativa, que representa um retrocesso sociopolítico no Brasil.
 
Diante da ausência de diálogo com os movimentos sociais, foi produzida uma nota pública contra a exclusão das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM), da Promoção da Igualdade Racial (Seppir), de Direitos Humanos e de Juventude e em defesa do fortalecimento institucional desses órgãos.
 
Até o momento, assinaram a nota 153 instituições do norte ao sul do país, voltadas para grupos socialmente vulneráveis e que atuam em prol de políticas públicas destinadas às mulheres, promoção da igualdade racial, LGBT e juventude.
 
Dentre as instituições, destacam-se: Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN,) Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Coletivo Nacional de Juventude Negra – ENEGRECER, Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM),Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (CONAQ), Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN),Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL), Fórum Permanente Afrodescendente do Amazonas (FOPAAM), Rede Nacional Afro LGBT, Rede Nacional Lai Lai Apejo – Saúde da População Negra e AIDS, Nação Hip Hop Brasil, União Nacional dos Estudantes (UNE), União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO), Visão Mundial; além de centrais sindicais, casas de axé, Núcleos de Estudos Afro Brasileiros de universidades e centros tecnológicos.
 
Também conta com o apoio de personalidades nacionais como: o rapper Dexter (Marcos Fernandes de Omena); Rapper e poeta GOG (Genival Oliveira Gonçalves); o Professor universitário Hélio Santos; a Deputada Estadual e cantora, Leci Brandão; e Valter Silvério – Professor universitário (UFSCAR).
A nota será protocolada na Presidência da República, Casa Civil, Ministério do Planejamento, Câmara dos Deputados e Senado Federal. O documento pode ser lido na íntegra, no blog da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL), acesse: http://cojira-al.blogspot.com.br/
 

Fonte: Coluna Axé – 357ª edição – Jornal Tribuna Independente (01 a 07/09/15) / Cojira-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!