terça-feira, 29 de setembro de 2015

Indígenas graduados

O dia 25 de setembro foi histórico em Alagoas! A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) promoveu na cidade de Palmeira dos Índios, a colação de grau de 69 professores(as) indígenas nos cursos superiores de Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e História. 

Os graduados são oriundos das etnias Xucuru-Kariri (Palmeira dos Índios), Tingui-Botó (Feira Grande), Karapotó Plak-ô (São Sebastião), Kariri-Xocó (Porto Real do Colégio), Koiupanká (Inhapi), Jiripancó (Pariconha) e Wassu-Cocal (Joaquim Gomes). 

Desde 2010, foram implantadas as aulas do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (Prolind/Secadi), uma realização da Uneal, por meio do convênio com o Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). 

A cerimônia reuniu autoridades políticas, a exemplo de Luciano Barbosa (vice-governador e secretário de Estado da Educação) e Iraci Nobre da Silva (Coordenadora Geral do Prolind/Uneal); além de docentes, gestores da Uneal, familiares e amigos dos formandos. 

O reitor da Uneal, Jairo Campos, explicou que essa foi a primeira ação do gênero. “Sei que não se pode mudar a História, os rumos já tomados. Mas, nunca é tarde para reorientar os passos a serem dados e escrever outra História. Não queremos, nem tampouco é nosso objetivo, entrar na celeuma das ações afirmativas e das ideologias que circulam na academia sobre isso. Quero, tão somente, lembrar a todos da dívida histórica que temos com os nossos povos indígenas, em Alagoas, com as doze etnias que aqui vivem”, destacou. Os pronunciamentos estão disponíveis no site: http://www.uneal.edu.br/

No encerramento, todos se uniram para celebrar a grande conquista com o tradicional toré, uma dança e um dos símbolos da cultura indígena, que busca enaltecer atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes dos povos indígenas. 

Parabéns aos guerreiros e guerreiras indígenas, desejamos mais sucesso e agradecemos pelo exemplo!



Fonte: Coluna Axé - 361ª edição – Jornal Tribuna Independente (29/09 a 05/10/15) / Cojira- AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!