terça-feira, 9 de junho de 2015

Propaganda & preconceito

Diante da aproximação do Dia dos Namorados, a marca de perfumes e cosméticos Boticário divulgou uma campanha publicitária intitulada “casais” que demonstra as mais diferentes formas de amor – independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual. O ato de presentear a pessoa amada, um hábito extremamente comum, que representa carinho e delicadeza foi contraditoriamente transformado em uma “arma” contra a integridade da família. 

A propaganda conseguiu visibilidade nos mais diversos ambientes, foi alvo de protestos e ameaça de boicote à marca nas redes sociais e até de denúncia ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). O órgão informou que abriu um processo para julgar a propaganda após receber mais de 20 reclamações de consumidores que consideraram a peça "desrespeitosa à sociedade e à família" e inapropriada para a TV aberta. 

O Conar é acionado para analisar questões morais e vedar qualquer tipo de preconceito; e a previsão é que o caso seja julgado pelo conselho de ética em até 45 dias, e até lá, pode ser veiculada normalmente.

Os consumidores também utilizaram o Reclame Aqui – site de reclamações sobre atendimento compra e venda de produtos e serviço – para registrar seus protestos. Desde o dia 25 de maio, quando o vídeo foi lançado, até o dia 1º de junho, foram 90 reclamações abertas, sendo 84 delas contra e 6 a favor. 

Outra propaganda que apresentou a mesma abordagem, foi o bombom Sonho de Valsa através do slogan “Pense Menos, Ame Mais”, quando apresentam vários casais se beijando: idosos, um branco e uma negra, uma gestante e seu marido, um homem em uma cadeira de rodas e uma mulher sentada em seu colo e também um casal de homossexuais do sexo feminino. 

É muita hipocrisia para algo que representa a pura realidade, e que a sociedade tenta esconder. Toda forma de amor é válida, inclusive, o amor ao próximo. Não é mesmo?! É preciso exalar respeito!


Coluna Axé – 346ª edição – Jornal Tribuna Independente (09 a 15/06/15) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!