sábado, 5 de julho de 2014

Oficina capacita comunidades de matriz africana para edital do IPHAN


Comunidades tradicionais de matriz africana de Maceió concorrerão com grupos de todo o Brasil na primeira edição do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, lançado este ano pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 19 de julho.
Para ajudar as instituições interessadas em participar do concurso, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), em parceria com a Superintendência Estadual do IPHAN em Alagoas, realiza uma oficina para leitura comentada e esclarecimento de dúvidas sobre o edital. A capacitação está marcada no dia 10 de julho, às 9 horas, no auditório da Superintendência do IPHAN, que fica Rua Sá e Albuquerque, 157, no bairro de Jaraguá.
A oficina será ministrada pela técnica do IPHAN e representante dos segmentos Arquivo, Patrimônio Material, Imaterial e Museus no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió, Greiciene Lopes. Ela vai fazer uma abordagem a partir da leitura do texto do edital e poderá elucidar as dúvidas apresentadas pelos participantes .
Sobre o Prêmio
O objetivo do Prêmio Patrimônio Cultural dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana é promover o reconhecimento das ações de preservação, valorização e documentação desse patrimônio cultural brasileiro. O concurso esta dividido em duas categorias.
A primeira categoria selecionará dez projetos para receber uma premiação de R$ 40 mil cada. Neste caso, serão contempladas ações realizadas de preservação do Patrimônio Cultural Tombado ou em Processo de Tombamento pelo IPHAN, que tenham sido desenvolvidas por associações representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana.
Na segunda categoria serão distribuídos 25 prêmios, de R$ 24 mil cada, para ações de preservação do Patrimônio Cultural que tenham sido desenvolvidas pelas associações representativas dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana de todo o Brasil.
Apenas instituições formalizadas como pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos poderão participar da seleção. As inscrições devem ser encaminhadas via Sedex, ou serviço similar, e endereçadas aos cuidados do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN até o dia 19 de julho. Postagens enviadas fora do prazo serão desclassificadas. Para mais informações é possível contatar o IPHAN pelo endereço: povos.matrizafricana@iphan.gov.br .
Fonte: Clarissa Veiga/ Ascom FMAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!