segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Exposição Alagoas de Tradições e Ritmos destaca antigos e atuais carnavais

A iniciativa conta com duas montagens, sendo uma no Linda Mascarenhas, em cartaz até 14 de março; e no Maceió Shopping até 6 de março.


Por: Iranei Barreto

A exposição Alagoas de Tradições e Ritmos, que está em sua 2ª edição, convida o público a fazer uma viagem pela história dos antigos e atuais carnavais alagoanos. A iniciativa conta com duas montagens, sendo uma no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, em cartaz de 12 de fevereiro a 14 de março; e no Maceió Shopping, de 11 de fevereiro a 06 de março.

Em meio a confetes e serpentinas, Colombinas e Pierrôs dividem o espaço com belas máscaras e suntuosas fantasias carnavalescas cedidas pelos foliões Gil Lopes, Eraldo Ferraz, Carmen Lúcia Dantas, David Hernandes, Denis Matos, Ronaldo Araújo e do acervo do Museu Théo Brandão. Fotografias lembram os tempos áureos dos antigos e tradicionais carnavais da capital e interior.

No Linda Mascarenhas, a exposição homenageia ainda 14 ícones do nosso carnaval, dentre eles os foliões Moleque Namorador, Rás Gonguila, Pedro Tarzan, Miss Paripueira e Setton Neto; os compositores Jararaca, Jucá Santos, Edécio Lopes e o maestro Manezinho; os incentivadores culturais Marcial Lima e Major Bonifácio; o artista plástico Achiles Escobar; e as figuras míticas e emblemáticas Mamãe, dos Filhinhos da Mamãe, e a Mulher da Capa Preta. 

A exposição também reúne telas sobre carnaval de 20 talentosos artistas plásticos alagoanos. A curadoria é de Persivaldo Figueirôa, que também conta com trabalhos expostos. A coletiva traz ainda trabalhos de Acioli, Achiles Escobar, Adriana Jardim, Beta Bastos, Chico Simas, Denis Matos, Diniz, Edmilson Salles, Fátima Leão, Gil Lopes, Goretti Brandão, Gustavo Lima, Graça Dias, Lula Nogueira, Maria Lúcia, Rodrigo Câmara, Tânia Pedrosa, e com obras dos artistas falecidos Rosival Lemos e Edgar Bastos.

Letras de frevos-canções de compositores alagoanos, documentários e reportagens especiais também estão na amostra. Imagens fotográficas dos atuais carnavais lembram que a paixão pela folia de Momo permanece entre os maceioenses, exemplo disso são as mais diversificadas manifestações expressas através dos blocos de ruas, Bois e bailes de carnaval, grupos de afoxé e maracatu. A mostra expõe ainda fotografias do centenário maracatu Nega da Costa, de Quebrangulo, e do Ninho do Pinto, de Marechal Deodoro.

Espaços especiais foram reservados para o Pinto da Madrugada, que comemora 15 anos este ano, e para o projeto IZP na Folia, que já está em sua 4ª edição, e é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares.  Os visitantes também poderão fazer parte da exposição levando sua fotografia curtindo o carnaval alagoano.

A 2ª edição da exposição Alagoas de Tradições e Ritmos ganhará uma versão virtual com vídeo, catálogo e álbum fotográfico no blog do projeto. E quem quiser conferir a 1ª edição da exposição, ela já está disponível online no endereço eletrônicowww.izpnafolia.com.br. A iniciativa é uma realização do Instituto Zumbi dos Palmares, por meio do projeto IZP na Folia, e conta com apoio da Secretaria de Estado da Comunicação, Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Maceió Shopping. 

--
Fonte: ASCOM - IZP
3315-4739 / 8833-2903

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!