terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A festa do povo

Os preparativos para a festa carnavalesca se intensificam a cada dia em Alagoas, com os ensaios das orquestras de frevo, sambistas e grupos percussivos, além da realização de bailes privados e a apresentação do boi de carnaval. Outras programações que merecem destaque são as atividades reflexivas sobre o carnaval de rua e a diversidade cultural.

Pensando nisso, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore realiza todos os anos, o tradicional projeto “Munguzá Cultural”, e, amanhã (19.02) às 19h, terá um bate-papo com temas ligados à cultura popular, com a presença do antropólogo e pesquisador Daniel Reis, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), além da palestra “O Reinado de Mamãe” sobre a relação do bloco carnavalesco com o Museu Théo Brandão. Também terá aulas gratuitas de frevo ministradas pelo professor Edson Santos nos dias 18 e 21 deste mês, das 15h às 17h, com vagas limitadas.

E para fortalecer a organização e participação de blocos carnavalescos, nesse ano, a Prefeitura de Maceió promoveu um importante edital para garantir a ajuda de custo nos eventos da Prévia e do Carnaval em Maceió. A Comissão de Seleção foi composta por Bruno César Cavalcanti, Professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Ivan Barsand, Radialista apresentador do Programa Balançando o Ganzá; e Karina Padilha, Ex Secretária de Cultura de Viçosa-AL.

Foram 85 blocos contemplados, divididos em três modalidades – Comunitário, Tradicional e Especial – destacamos: “Bloco da Liberdade” (Grupo Folclórico Ganga Zumba), “Bloco Kizumba” (Associação Cultural Tambores de Alagoas), “Bumbá na Folia” (Associação Dos Moradores do Bairro do Poço), “Bloco do Bobo” (Rogério Dias), “Maracatu Baque Alagoano” (Grupo Percussivo Baque Alagoano),“Afoxé Odô Iyá”(Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-Té), “Bloco Tia Marcelina” (Associação Cultural Afro Caeté), “Filhinhos da Mamãe” (Associação Teatral das Alagoas) e o “Bloco Pinto da Madrugada” (Instituto Bloco Carnavalesco Pinto da Madrugada).

Esse ano o carnaval promete, que a alegria e a paz prevaleçam! Axé!


Fonte: Coluna Axé - 286ª edição – 18 a 24/02/2014 – Jornal Tribuna Independente. 
Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!