segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ufal abre turmas para curso de dança afro

A partir da próxima terça-feira, 22 de outubro, terá início o Curso de Dança Afro, ministrado pelo professor Clemente da Silva, mais conhecido como Tininho. O curso, aberto à comunidade, professores, técnicos e alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), será realizado às terças-feiras, no Espaço Cultural, na Praça Sinimbú.

O curso de Dança Afro surge como expansão do projeto de extensão Tambores, da Ufal, que trabalha percussão e ritmos afro-brasileiros, reunindo as comunidades quilombolas Oiteiro e Tabuleiro dos Negros, do município de Penedo.

Segundo o professor Tininho, a expectativa para o curso é a melhor possível. O contato dos alunos com a cultura de raiz é visto como uma oportunidade para resgatar a cultura que foi herdada do povo africano.

De acordo com Sérgio Onofre, professor e diretor do Espaço Cultural, um dos objetivos dessa realização é firmar o curso na Universidade e, futuramente, montar um grupo de dança afro. “Além de difundir elementos da cultura afro, temos o objetivo de formar um grupo e propagá-lo em atividades culturais dentro e fora da Ufal”, destaca.

Além disso, assim como o projeto Tambores, o curso de Dança Afro busca quebrar preconceitos sobre a cultura africana. Ainda de acordo com Tininho, é preciso aprender a distinguir a dança da religião, pois, muitas vezes, as pessoas acreditam que a dança afro está ligada ao candomblé ou à outra religião africana.

O curso será dividido em duas turmas, com trinta alunos cada. As inscrições serão feitas presencialmente, antes da aula inaugural.


SERVIÇO

O que: Curso de Dança Afro

Onde: Sala Branca, no Espaço Cultural Salomão Almeida Barros, 206, Praça Sinimbú – Centro

Quando: Às terças-feiras

Horário: Das 18h às 19h – comunidade acadêmica e das 19h às 20h – comunidade.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!