segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Falc realiza Passeio Étnico-Cultural

Texto e fotos: Helciane Angélica- Jornalista/Cojira-AL





Nesse domingo (18.08), a Federação Alagoana de Capoeira (Falc) realizou um Passeio Étnico-Cultural, na Serra da Barriga em União dos Palmares. A atividade contou com o apoio da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional; Secretaria de Cultura de Viçosa; e do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APNs.




Os participantes encararam o frio, neblina, chuva, lama e as más condições da estrada de acesso para chegar até o platô do solo sagrado e símbolo da resistência negra. Em vários momentos, tiveram que se retirar do ônibus, para que o veículo seguisse em segurança e na volta ainda empurrá-lo para sair de um buraco.

No Parque Memorial Quilombo dos Palmares, ocorreu uma aula de campo com o ativista Helcias Pereira sobre a história do Quilombo dos Palmares e cotidiano dos guerreiros quilombolas; em seguida, teve uma roda de diálogo sobre os benefícios da capoeira (bem-estar, terapia, condicionamento físico); participação feminina nos grupos de capoeira, o repasse de informações sobre as atividades sócio-políticas e a adesão da entidade no Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) no Estado de Alagoas. 


Na ocasião, uma equipe de filmagem captou cenas do encontro de integração entre os capoeiristas. O organizador da atividade, Mestre Claudio, informou que o seu filho Bruno Lins, foi vítima de um grave acidente de trânsito no início do ano, que limitou boa parte dos movimentos do corpo. Porém, o jovem tem superado o trauma fazendo o que mais gosta: editando vídeos, e ainda, encontra-se envolvido na produção de um documentário sobre a atuação dos mestres de capoeira em Alagoas.



Também estava prevista a visita ao Morro Dois Irmãos localizado no município de Viçosa, mas por conta da grande quantidade de chuva nessa semana o volume de água no rio aumentou e não foi possível chegar até o sumidouro de Zumbi dos Palmares. O passeio foi encerrado com uma grande roda de capoeira em praça pública, para celebrar a importância histórica desse Patrimônio Cultural da União.


  
Representação


Estiveram presentes na atividade, membros da Diretoria, convidados e associados oriundos de Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira e São Luiz do Quintude. Sendo os mestres: Bomba (Grupo Arca), Claudio (Quilombo Caa Pueira Pôr do Sol dos Palmares) Diamante (Filhos de Angola), Dumel (Berimbau de Ouro), Ganso (Grupo Coral Nordeste Capoeira), Jeová (Mocambo dos Angoleiros), João (Filho de Angola), Mão de onça (Capoeira Camará), Marquinhos (Filhos de Angola), Petuti (Capoeira Suavos), Rimen (Águia Negra), Russo (Alagoarte), Tatu (Instituto Resistência), Veneno (Raízes Negras) e Ventania (Grupo Raça); além dos contra-mestres Besouro (Escola de Capoeiragem), Cristina (Quilombo Caa Pueira Pôr do Sol dos Palmares) e Muruim (Grupo Raça); a professora de capoeira Sirlene rasteirinha (Águia Negra) e a Monitora Pantera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!