segunda-feira, 8 de abril de 2013

Exposição retrata vida dos sem terra na Praça Sinimbu


A recorrente presença de trabalhadores rurais do Movimento Sem terra (MST) na Praça Sinimbu, ao longo dos anos, chamou a atenção da sociedade e do governo para a questão da reforma agrária, mas chamou, também, a atenção de olhos mais cuidadosos. Depois de conversar com o grupo de trabalhadores e conhecer suas histórias, a fotógrafa Thalita Chargel registrou as pessoas embaixo das lonas daquele assentamento urbano. Estas imagens formam a exposição “Sinimbu”, que será inaugurada nesta segunda-feira (08), no Espaço Cultural do Cine Sesi.
Com curadoria de Viviani Duarte, “Sinimbu” conta com imagens que não se focam na denúncia ou na precariedade das condições do acampamento, mas na ternura escondida nos bancos da praça pelo corre-corre do ponto, da criança rindo em cima da árvore sendo nada mais que uma criança em cima de uma árvore. Mulheres cozinhando, idosos conversando, meninas e suas bonecas. E apenas isso. Porque Thalita Chargel já avisa no convite da exposição: não há nada mais político que o ser humano.
A exposição fica aberta até o dia 4 de maio. A apresentação, feita pela jornalista Naísia Xavier, dá mais detalhes sobre o que o público vai encontrar: “sem tentar disfarçar a miséria, também não apela para construir uma narrativa de dor inenarrável. Há solidão, mas há um brinquedo. Há pobreza, mas ela ainda não destruiu a capacidade dos fotografados de encararem a câmera, de sorrir, de saber que é a seus semelhantes que sua imagem será levada. Nós, que olhamos para elas, também chegamos mais perto, àquela exata distância de estender uma mão, ou de responder um sorriso”.
“Sinimbu” é a primeira exposição individual de Thalita Chargel, que venceu o I Concurso de Fotografia do Blog da Revista Playboy “Revista que Amamos”. Designer experiente, a jornalista já participou de várias exposições coletivas, ora retratando o desejo do belo, ora desafiando o olhar dos incautos com a captura daquele momento decisivo.
Serviço:
Exposição Sinimbu
Fotos de Thalita Chargel
Curadoria de Viviani Duarte
Data: 8 de abril a 4 de maio
Local: Espaço Cultural do Cine Sesi
Patrocínio: Solupel
 
 
 
Fonte: Jornalista Mariana Lima - Assessoria
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!