quarta-feira, 6 de junho de 2012

GRAÇA FOSTER DEFENDE COMBATE AO PRECONCEITO NO WOMEN’S FORUM BRASIL 2012


A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, defendeu o combate a todas as formas de preconceito durante discurso na cerimônia de abertura do “Women’s Forum Brasil 2012″, em São Paulo, na última segunda-feira(04/06). O evento reuniu mais de 300 participantes, homens e mulheres do Brasil e do exterior, para debater os desafios cruciais que o Brasil terá de enfrentar para prosseguir em sua trajetória ascendente. A ex-ministra Marina Silva também participou da abertura do evento.
Na primeira edição especial regional do “Women´s Fórum for the Economy & Society”, Graça Foster compartilhou um pouco de sua experiência pessoal e profissional desde os tempos de estagiária na Petrobras até tornar-se a primeira mulher presidente da Companhia. A presidente ressaltou a importância da política econômica e dos programas sociais adotados pelo Governo Federal, com o objetivo de reduzir a desigualdade social e alavancar o crescimento econômico do país, e lembrou que o Bolsa Família é um poderoso aliado das milhões de mulheres que são chefes de família no Brasil atual.
“As barreiras existiram, e continuam existindo, mas prefiro chamá-las de obstáculos a superar”, disse. “Foi necessário conviver com o ‘sutil’ preconceito contra mulheres. Mas eliminar preconceitos não era o meu desafio, e sim o desafio dos meus colegas homens, pois eu não tinha e não tenho preconceito contra os homens. Eu estava ali no meio deles e era para valer. O meu desafio era o de não aceitar limites, de não me impor limites – e, principalmente, não desistir nunca”, contou.
Graça Foster abordou o preconceito não apenas sob o ponto de vista pessoal, mas também seu impacto nos resultados de uma companhia como a Petrobras. “O preconceito, quando aceito nas empresas, constitui-se em ato administrativo destrutivo, além de perverso, abominável, levando à perda de competitividade e provocando outras consequências perniciosas ao desenvolvimento do próprio negócio.”
A presidente falou ainda sobre as políticas adotadas pela Petrobras para coibir e combater comportamentos preconceituosos, de qualquer natureza, e estimular a aceitação e a incorporação da diversidade como um valor para o próprio negócio.
Conquistas históricas das mulheres brasileiras, como o aumento da participação na População Economicamente Ativa – de 38% em 1980 para os 60% atuais – e a promulgação da Lei Maria da Penha em 2006, com o objetivo de coibir e prevenir a violência doméstica contra as mulheres no Brasil, também foram ressaltadas por Graça Foster.
“Para além do âmbito doméstico, felizmente, a democracia que vivemos no Brasil permite que as mulheres exerçam qualquer profissão, em qualquer posição. Na Petrobras, por conta do crescimento da companhia, a demanda por recursos humanos é tão expressiva que não há espaço para preconceitos“.
O “Woman’s Fórum for the Economy & Society” reúne anualmente, em Deauville, na França, lideranças femininas de diversos países e setores – empresárias, políticas, artistas, cientistas, estadistas. A edição brasileira foi a primeira no continente americano e a segunda fora da França – a primeira foi na China, em 2011. Entre os temas em debate nos painéis de 4 e 5 de junho, em São Paulo, estavam temas como: Ser uma Líder; Principais motivadores de negócios no Brasil; e Empreendedorismo da classe C para o crescimento do Brasil.

Fonte: Blog da Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!