domingo, 10 de junho de 2012

CEASB realiza II Encontro de Formação de Jovens Agentes Culturais Brincantes




Neste final de semana até segunda feira (09 a 11 de junho) o Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu  – CEASB  realiza mais uma etapa do Curso de Formação de Agentes Culturais  Brincantes:  A CULTURA INFANTIL TECENDO LUGARES DE APRENDIZAGEM.
O curso reúne 30 adolescentes e jovens da Vila Emater II, do Conjunto Carminha  e do conjunto Frei Damião, contando com a participação de estudantes do curso de Direito da UFAL. É uma atividade do Ponto de Cultura Guerreiros da Vila, que foi contemplado pelo  PRÊMIO PONTINHOS DE CULTURA, instituído pelo Ministério da Cultura.

O II Encontro se encerra amanhã, dia 11/06 às 15h00, no Espaço Cultural da Vila Emater II com uma Ciranda de Histórias uma aula pública de contação de histórias e narrativas com a participação de crianças, adolescentes e comunidade. Durante a Ciranda, os jovens brincantes apresentarão as habilidades desenvolvidas durante as oficias do curso. Nesse momento, os adolescentes e jovens apresentarão os resultados da oficina de Contação de Histórias, ministrada pelo brincante José Carlos Rego, Pinduka.

O projeto premiado pelo Ministério da Cultura tem como objetivos fortalecer a experiência do Baú dos Guerreirinhos, espaço que atende crianças na Vila Emater II e incentivar a atuação dos agentes brincantes nas escolas e comunidades, ampliando seu repertorio de brinquedos, brincadeiras, musicas e historias da cultura infantil. As atividades do curso se estendem até o mês de julho, quando será concluído um mapeamento cultural nas comunidades dos jovens participantes.

O Baú dos Guerreirinhos é uma iniciativa do CEASB em conjunto com a Associação de Moradores da Vila Emater II,se insere na luta da comunidade pela afirmação dos direitos fundamentais das crianças e valorização da cultura do povo brasileiro.

O curso se realiza em meio a grande expectativa da comunidade pela aprovação, nesta semana, pela Assembléia Legislativa, de dois projetos de lei encaminhados pelo Governador do Estado, que garantem o direito à regularização fundiária e construção de moradias da Vila Emater II e concessão de uso de terreno para a Cooperativa dos Catadores, antigos catadores do lixão de Maceió. O projeto foi aprovado em 1ª instancia na Assembléia Legislativa mas a votação final foi adiada, provocando a apreensão e a indignação dos moradores, que lutam há mais de uma década pelo direito de viver com dignidade.

Nesse sentido, gostaríamos imensamente de poder contar com o apoio do todos e todas, uma vez que essa comunidade é constituída em sua maioria por famílias afro-descendentes.
Amanha durante a apresentação na Vila Emater será muito interessante que pessoas parceiras de outras localidades da cidade, inclusive jornalistas possam está prestigiando e visibilizando o evento que se segue na contextualidade.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!