segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Questionário sobre Racismo no Carnaval de Salvador já está disponível na internet

O Carnaval de Salvador é uma das maiores festas populares do Brasil. Com uma população formada em sua maioria por negros, a Bahia recebe turistas de todo o país e do mundo durante os quatro dias de folia. A fim de estudar o racismo na capital baiana nesse período, foi criado o Projeto de Pesquisa Racismo no Carnaval de Salvador.

Uma das partes do projeto consiste na aplicação de um questionário, elaborado pelo Centro de Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos (CEPAIA) e pelo Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A proposta é que o questionário seja respondido por todas as pessoas que já participaram do carnaval na condição de foliões, trabalhadores ou telespectadores, seja a pessoa de Salvador ou de qualquer parte do Brasil ou do mundo. O sigilo dos entrevistados é absoluto.

O questionário já está disponível na internet, no site: www.racismonocarnaval-salvador.org.br. Na caixa de diálogo à direita da página, digite seu e-mail. Em instantes você receberá uma senha para participar da pesquisa.

Projeto – A intenção deste projeto é investigar de que maneira o racismo se manifesta no âmbito do carnaval de Salvador, identificando os fatores estruturais que antecedem a realização da festa, bem como as ocorrências de discriminação racial durante o evento.

Ao final da pesquisa será divulgado um Relatório e encaminhado para organizações vinculadas ao carnaval e aos órgãos governamentais. Além disso, os dados serão disponibilizados no site da UNEB. Com esses dados, a equipe de pesquisadores poderá auxiliar na produção e promoção de políticas públicas que visem mitigar o racismo não somente no Carnaval mas ao longo de todo o ano.


Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!