terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Conferência da Juventude

Por: Helciane Angélica - Cojira/AL
Com informações do site oficial e repasse dos delegad@s dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil-APNs


De 9 a 12 de dezembro, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade de Brasília (DF) ocorreu a 2ª Conferência Nacional da Juventude com a presença de 3.200 jovens, entre delegados e observadores oriundos de várias partes do Brasil.

A solenidade de abertura contou com a presença de vários ministros, parlamentares,lideranças de entidades que lutam em prol de crianças e adolescentes, movimentos sociais, além de representantes de 16 países da América Latina e do continente africano.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, destacou na abertura Conjuve que esse era o espaço da democracia participativa e o espaço para a juventude se fazer ouvir. “Se na primeira Conferência o tema era ‘Levante sua bandeira’, o objetivo agora é conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, reforçou.

Ao todo, foram discutidos cinco eixos: "Direito ao desenvolvimento integral", "Direito ao Território", “Direito à experimentação e qualidade de vida”, "Direito à diversidade e à vida segura" e "Direito à participação e fortalecimento institucional".

Em relação às questões étnicorracias, destacou-se a presença da Ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) que foi uma das convidadas especiais e apresentou informações importantes sobre a Política Nacional de enfrentamento de mortalidade da Juventude negra.

Também teve entre os grupos de trabalho a temática “Relações Raciais”, contou com 41 participantes, que debateram sobre a realidade da juventude negra em todos os aspectos, principalmente, quanto as estratégias de combate ao extermínio da juventude negra, o respeito da implementação da lei 10.639/03, e a questão do direito a saúde, escola e lazer.

Outro ponto importante foi a cobertura do evento que teve a colaboração da Agência Jovem de Notícias e a utilização das redes sociais, a exemplo do Twitter da @viracao, @radio_juventude e @agenciaadital. Confira as deliberações no site www.juventude.gov.br/conjuve, esperamos que se transformem em políticas públicas eficientes para a juventude. Axé! 


Fonte: Coluna Axé - nº180 - Jornal Tribuna Independente (13.12.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!