quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Exemplo de juíza e de mulher

Foto: Gilvan Reis/iBahia

A baiana Luislinda Dias de Valois Santos – a primeira juíza negra brasileira, agora, é a primeira Desembargadora Negra. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por unanimidade, em sessão ordinária no dia 06 de dezembro, pela nomeação de desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia. “É o reconhecimento da luta de uma mulher negra, rastafári, que conseguiu sair vitoriosa desse processo”, afirmou. 

Ela ocupava o cargo de desembargadora substituta no Tribunal de Justiça desde agosto de 2010. Com a proximidade da aposentadoria compulsória, a nomeação poderia não ocorrer, mas, o movimento negro baiano se mobilizou em solidariedade e comemorou a decisão do CNJ. Porém, a nomeação ainda não foi oficialmente agendada e o TJBA encontra-se próximo do seu recesso.

Trajetória

A mulher guerreira é de origem humilde, e, aos nove anos ouviu de um professor: “se você não tem dinheiro para comprar o material escolar, pare de estudar e vá cozinhar feijoada na casa de branco”. Ela decidiu investir nos estudos para se tornar juíza e colocar pessoas preconceituosas iguais aquele professor na cadeia.

Luislinda foi a primeira juíza negra a proferir uma sentença contra o racismo no país, atua no Tribunal de Justiça de Salvador desde 1993, e trabalhou na reativação de diversos juizados especiais no estado da Bahia. Também é a autora do livro “O Negro no Século XXI”, pela Editora Juruá, em parceria com a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal) lançado em 2009.


Fonte: Coluna Axé - jornal Tribuna Independente (nº180) / Com informações de sites nacionais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!