segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Maracatu Baque Alagoano abre vagas para percussão e dança



O Maracatu Baque Alagoano está com inscrições abertas para oficinas de percussão e de dança. Atividades iniciam no dia 3 de setembro, na Fundação Municipal de Ação Cultural, em Jaraguá e prosseguem nos dias 10, 17 e 24 de setembro, na Praça Marcílio Dias, no mesmo bairro. A taxa de inscrição é de R$ 20 mais 1 Kg de alimento não perecível, para uma ou outra oficina. No caso da de percussão, o número de vagas está limitada a 50 inscrições.

Os participantes terão a oportunidade de desenvolver a habilidade para tocar instrumentos de percussão como alfaia, agogô, caixa, gonguê e xequerê, ou para dançar ao ritmo diferenciado do maracatu. O objetivo é ampliar o número de batuqueiros e de dançarinos do grupo. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 93260669 (Andressa) e 99974515 (Rômulo). Maiores informações através do endereço eletrônicobaquealagoano@gmail.com ou através do blogmaracatubaquealagoano@blogspot.com.

As oficinas do primeiro sábado, dia 3 de setembro, acontecem na Fundação Municipal de Ação Cultural, no horário de 8 às 12 e de 14 às 18 horas. Nos demais sábados, 10, 17 e 24 de setembro, acontecem na Praça Marcílio Dias. A fundação – órgão que apoio essa iniciativa do Baque Alagoano - e a praça ficam nas proximidades da Capitania dos Portos, em Jaraguá. No ato da inscrição o interessado deverá optar entre uma ou outra oficina.

Histórico do Grupo

Fundado em março de 2007 em Maceió, o grupo realiza desde então oficinas de percussão, inovando este ano com a realização também de oficinas de dança. Conta atualmente com cerca de 70 membros e um dos propósitos maiores é contribuir com o desenvolvimento e fortalecimento da cultura de nosso Estado.

Associação organizada e atuante, cada vez mais reconhecida no cenário cultural alagoano, o Baque Alagoano desempenha seus trabalhos sem distinção, sendo aberto a todas as camadas sociais. O grupo reconhece a ligação do maracatu com a cultura negra e se identifica com ela através da sua música, vestimentas e ações inclusivas.

Um dos seus fundamentos é a valorização da cultura alagoana, refletida no repertório de maracatus e loas que contemplam e fazem releituras de folguedos e manifestações da cultura local. A cada ano o Baque homenageia um folguedo ou um mestre da cultura popular alagoana, como é o caso da “Nega da Costa” em 2011, folguedo de Quebrangulo que completou cem anos em 2010.

O Maracatu Baque Alagoano realiza atividades durante todo o ano, participando de apresentações e eventos que acontecem por ocasião do mês do folclore, por exemplo, do carnaval (Jaraguá Folia) ou da semana da consciência negra. Este ano, em setembro, será uma das atrações do Maceió Music Festival e se apresentará também na II Feira Literária de Marechal Deodoro (Flimar). Também faz parte da sua agenda atividades culturais e sociais em favor de comunidades carentes em nossa capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!