segunda-feira, 18 de julho de 2011

CARTA DA JUVENTUDE APNs REUNIDA EM CAMPINAS (SP)

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se em ver a vida passar...”

Martin Luther King

CARTA DE CAMPINAS – SP

14 a 17 de julho de 2011

Na cidade de Campinas (SP) aconteceu o 1º Encontro Nacional de Juventude dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) que contou com a presença de 40 protagonistas juvenis. A coordenação do mocambo local nos transmitiu um axé e uma inspiração de insistência para o acontecimento das atividades e a importância da atuação do jovem no processo de transformação social.

Sonhando com o dia em que todas as pessoas levantam-se e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos, iniciamos o primeiro dia de encontro com o Mushaká (momento de reflexão), o passeio étnico e o manifesto contra o genocídio e o extermínio da juventude negra brasileira, a marcha que foi um momento marcante destes jovens que vieram dos diversos estados brasileiros, dentre eles: Alagoas; Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Tocantis. No fim do dia, houve a abertura do encontro na Prefeitura desta cidade.

Nos demais dias, o trabalho se deu por meio de alguns conferencistas que fortaleceram nossa caminhada com seus dons intelectuais e serviços da luta na causa do povo negro. Todos os facilitadores contribuíram muito para disseminar seus saberes em prol de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Despertaram-nos para um protagonismo atuante na nossa história e no percurso desafiador para vencer os próprios medos e adversidades externas.

Outra atividade importante ocorreu na UniCampi, com uma caminhada para ressaltar que é possível ter uma educação acadêmica que preze pelo respeito e a igualdade racial. Logo após, visitamos a Fazenda Roseira para fazermos as oficinas que demonstraram o sentimento e a alegria dos nossos ancestrais, além da importância da cultura africana e afro-brasileira.

No penúltimo dia, para não ficarmos em silêncio, compartilhamos experiências nos grupos de trabalho (GTs) e organizamos nossas estratégias de atuação para serem executadas em nossos mocambos, e fazermos o melhor para que a situação da juventude, em especial, a juventude negra mude. Destacamos como prioridades: Reivindicar dos gestores na área da educação a aplicabilidade da Lei 10.639/03, inclusive, todos os mocambos realizarão uma grande Mobilização Estudantil Nacional no Dia do Estudante para alertar a sociedade sobre o combate do racismo na escola e a necessidade de propagar as heranças africanas; participar efetivamente das Conferências da Juventude, Mulher, Saúde e Educação; na criação de espaços de discussão e formação; dentre outras ações.

Então, no dia da despedida com o objetivo atingido, na certeza de que a caminhada continua e com a expectativa de se adentrar no cerrado caloroso do Estado do Tocantins para o 2º Encontro Nacional da Juventude APNs, o nosso até logo aos queridos malungos e malungas de fé e luta, onde juntos, estaremos contribuindo no fortalecimento da entidade nacional e para que a nossa luta não tenha sido em vão.

Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.

Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver

Martin Luther King

Axé para todos!

Campinas – SP, 17 de julho de 2011.



Fonte: http://www.apnsbrasil.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!