terça-feira, 29 de março de 2011

Seppir – 8 anos

Por: Helciane Angélica - com informações do site da Seppir


A Secretaria de Políticas de Promoção à Igualdade Racial (Seppir), com status de Ministério, completou oito anos de implantação e de compromisso no combate do racismo e na efetivação de oportunidades de desenvolvimento para a população afro-descendente.

A celebração do aniversário foi promovida no subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), na última segunda-feira (21 de março) – no Dia Internacional de Combate ao Racismo – que foi marcada pela assinatura do protocolo de intenção com a Petrobras para divulgação do Estatuto da Igualdade Racial, a entrega do Selo Educação para Igualdade Racial e o lançamento de campanha “Igualdade Racial é pra Valer”, uma iniciativa motivada pelo Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Também teve uma homenagem especial à professora Petronília Beatriz Gonçalves e Silva, a primeira mulher a ter assento no Conselho Nacional de Educação, e que recebeu uma placa pelos relevantes serviços prestados ao País. Estiveram presentes mais de 300 pessoas, dentre os integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), autoridades e representantes do movimento negro.

De acordo com a ministra Luiza Bairros, “promover a igualdade racial não é responsabilidade só do movimento negro ou do estado brasileiro, mas de todos. A responsabilidade é coletiva, todos devem sentir-se motivados a realizar ações, por menores que sejam, em prol do país que queremos, um Brasil sem pobreza e sem discriminação”, declarou no seu discurso.

Na programação, ainda teve a primeira reunião do ano entre os conselheiros do CNPIR: Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs); Federação Nacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL); Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN); União Nacional dos Estudantes (UNE); Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB); Rede Amazônia Negra (RAN); Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira/Fenaj); Coordenação Nacional das Associações Quilombolas (CONAQ); Articulação de Mulheres Negras Brasileiras; Povo Cigano; Pastoral Afro-Brasileira (PAB); CEABRA; FUNAI; CUT; Comunidade Judaica. Até 2012, essa turma terá muitos desafios pela frente! Axé!



Fonte: Coluna Axé - nº 143 - Tribuna Independente (29.03.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!