terça-feira, 15 de março de 2011

Essas mulheres


Por: Helciane Angélica
Com informações da ONU Mulheres e Agência Alagoas



O dramaturgo, poeta e romancista italiano – Luigi Pirandello que faleceu em 1936 – afirmou um dia que "as mulheres, como os sonhos, jamais são como as queres". É bem verdade que as mulheres são imprevisíveis; ora sensíveis, ora guerreiras; estão conquistando quase tudo que querem.

Devido o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, ter ocorrido na terça-feira de carnaval, as atividades reflexivas e celebrativas iniciaram na última sexta-feira com a Campanha VALE A PENA TER CORAGEM PARA MUDAR – que divulgou nas unidades de saúde de Maceió, sobre onde procurar ajuda no rompimento do Ciclo da Violência contra a Mulher/ Enfoque Educativo.

E ontem (14.03) no Teatro Deodoro, teve a entrega da comenda Nise da Silveira, na abertura oficial da semana da Mulher e da Cidadania. O Governo de Alagoas homenageou dez mulheres que tem prestado contribuição relevante, nas mais variadas áreas de atuação: a promotora de justiça Cecília Carnaúba; a deputada federal Célia Rocha; a médica Gláucia Maria de Sá Palmeira; a advogada Eunice Nonô; a juíza Ana Florinda Mendonça da Silva Dantas; a major Valdenize Ferreira Lima; advogada Mércia Albuquerque; a esportista Sônia Maria de Gouveia; a mulher da paz Sônia Luiza Pereira Barbosa; e a ialorixá Maria Neide Martins, conhecida como Mãe Neide. O evento também é um tributo à psiquiatra alagoana que mudou o perfil, além de trazer mais humanização aos tratamentos de transtornos mentais no Brasil.

Outro importante acontecimento em Alagoas neste mês, foi a confirmação da parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e o Ministério Público de Alagoas, que criarão o Núcleo da Mulher, com o objetivo de intensificar o trabalho feito em prol da mulher e para ajudar a combater os casos de violência.

Já a ONU Mulheres e Cone Sul tem uma ampla programação internacional para comemorar o Centenário do Dia Internacional da Mulher: no Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, México e Estados Unidos. De 8 a 11, teve a exibição da série de reportagens “Olhares pelo fim da violência contra as mulheres” exibido no telejornal Repórter Brasil, da Tv Brasil. No dia 22, em Brasília, terá o lançamento da coletânea de audiovisuais “Mulheres no Cone Sul” em evento promovido pela ONU Mulheres, Tv Brasil Internacional e Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Outra boa notícia para o gênero, é que as mulheres já ocupam no Brasil 52,7% das posições de chefia, nos níveis de coordenação e supervisão - de acordo com uma pesquisa recente da Catho. No escalão mais alto, nas gerências de primeiro nível e diretorias, a participação dos homens ainda é superior, mas a participação feminina nesse escalão de liderança também cresce ano a ano. Elas têm lutado ainda mais por seus objetivos, fazem história e transformam o mundo. Axé!


Fonte: Coluna Axé - nº141 - Jornal Tribuna Independente (15/03/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!