domingo, 20 de março de 2011

Seminário Ároyé conta com parceria do Ministério de Educação.

O Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: ‘Gênero palavra variável” que acontece dia 21 de março, das 08 às 16 horas, em Alagoas nasce como ação parceira do movimento social negro/Projeto Raízes de Áfricas, com as três esferas do governo: federal, estadual e municipal e a imprescindível articulação com a classe empresarial e iniciativa privada.

“O Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: ‘Gênero palavra variável” tem como meta estabelecer uma ampla discussão sobre os efeitos perversos do racismo institucional propulsor do apartheid e das desigualdades sociais.

“A nova gestora da SECAD, Cláudia Dutra,como parceria federal do Àroyè fala um pouco sobre aspectos importantes do trabalho etnico : "A diversidade étnica é uma ação na qual somos aprendizes, entretanto, como a SECAD será para nós, uma grande escola acreditamos poder avançar no aprendizado, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos e todas”.A meta do Seminário é a criação de documento referencial, como contributo para a implementação efetiva de políticas públicas comprometidas com o enfrentamento ao racismo institucional, sob a ótica da intersetorialidade de gênero e raça.

Nessa primeira etapa a centralidade da temática será “Acesso, Produção e Ascensão em Gênero e Etnia as Políticas de Estado”, com ênfase nas áreas de Educação, Comunicação e Segurança Pública”.

Segundo Cláudia Dutra:” Participar desse Seminário em Alagoas e tratar de um tema tão especial nos possibilita pensar a inclusão de todas as pessoas como um dos requisitos para o exercício da cidadania”.+Lei Federal nº 10.639/03. A Lei que ensina às escolas a matemática das diferenças é a palestra que será ministrada por Misiara Cristina de Oliveira, representante do Ministério de Educação/SECAD.

O Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: Gênero palavra variável conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas ,Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Prefeitura de Viçosa, Polícia Civil e Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió.

Serão emitidos certificados para os participantes do Àroyè- Seminário Afro-Alagoano: Gênero palavra variável e III Festival Alagoano das Palavras Pretas, com carga horária de 15 horas.

O Seminário é gratuito e as vagas são limitadas. Outras informações através do telefone (82) 8827-3656/ 8815-5794 ou pelo e-mail: raizesdeafricas@gmail.com

E para coroar o Dia Internacional da Poesia e o Dia Internacional de Luta Contra o Racismo teremos o III Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Palavras com Gênero e Cor”, com a entrega do Troféu Homenagem Yalodê e mais música, poesia, deleite, prazeres, encontros, palavras soltas ao vento.

Serviço:

“ÁROYÉ”- Seminário Afro-alagoano: Gênero palavra variável.
Quando:Dia: 21 de março- Dia Internacional de Luta Contra o Racismo
Local: Auditório 4º andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas
Avenida Fernandes Lima, 385 Casa da Indústria- Farol/Maceió/AL



Programação

ÁROYÉ”- Seminário Afro-alagoano: Gênero palavra variável.

Tema Central: “Acesso, Produção e Ascensão em Gênero e Etnia as Políticas de Estado em Educação, Comunicação e Segurança Pública

08h00- Recepção- cafezinho e uma conversa mais intimista

09h00 – Solenidade de Abertura/ Composição de mesa

09h30- Apresentação do documentário:

Mulheres: Diálogos sobre Segurança Pública.

Produção: Instituto Magna Mater

Patricia Irazabal Mourão.

Coordenadora Executiva do Instituto Magna Mater

Simone Menezes- Diretora da Academia da Polícia Civil do Estado de Alagoas

10h30- Mesa Redonda:

+Lei Federal nº 10.639/03. A Lei que ensina às escolas a matemática das

diferenças.

*Misiara Cristina Oliveira- Ministério de Educação/SECAD

11h00- “ÁROYÉ”- Debate Geral

12h00- Ajeum (almoço)

13h30- +O racismo não é brinquedo, não! Pondo em prática a Campanha do UNICEF: Por uma Infância sem Racismo!

+A questão de gênero e as interfaces com o feminismo negro na Comunicação.

Cláudio Soriano- Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente do Estado de Alagoas (CEDCA/AL)

*Juliana Nunes Cezar- Jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), integrante de coletivos negr@s. Faz parte do Fórum de Mulheres Negras e da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (cojiradf.wordpress.com). Distrito Federal/Brasília

Mediadora: Nelma Da Glória Nunes-ADE Estadual do SIPIA CT e Conselheira do CEDCA 14h30---“Abrindo Algemas”- Diálogos e enfrentamentos sobre a violência de gênero dentro das prisões femininas.

Sheila Dias Almeida-Associação Nacional de Mulheres Negras Aqualtune- Rio de Janeiro

15h30- “ÁROYÉ”- Debate Geral

Mediadora:

16h00- Encerramento parcial

18h00- Momento Cultural

III Festival Alagoano das Palavras Pretas: “Palavras com Gênero e Cor”.

Entrega do Troféu Homenagem Yalodê

Música, poesia, deleite, prazeres, encontros, palavras soltas ao vento.

22h00- Encerramento
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!