quinta-feira, 13 de maio de 2010

Alagoas: Pesquisa on-line quer saber o perfil dos negros na ciência


A Secretaria de Estado de Ciências Tecnologia e Inovação em parceria com o Projeto Raízes de Áfricas lançam nesse 13 de maio, o Projeto Inovação Com Ciência - uma pesquisa de acervos de memórias traçando perfis da história negra alagoana. O projeto tem como objetivo, a partir de consulta on-line, traçar o perfil dos pesquisadores e pesquisadoras negras do estado. Quem são? Onde estão? E como atuam?

A parceria firmada entre a SECTI e o Projeto Raízes vai auxiliar no enfrentamento dos desafios de traçar indicadores que guiarão para a construção de uma base de dados, como mecanismo de registro e disseminação da informação para outros órgãos locais e/ou nacionais, como também podem subsidiar o processo de formulação de políticas.

Outro foco é o resgate de pesquisas concluídas ou em andamento sobre a produção de conhecimento nas diversas áreas (saúde, educação, ciências, tecnologia, matemática, etc) voltadas para a população negra alagoana, como a manifestação de afirmação da existência de identidades negras alagoanas.

A pesquisa on-line lançará bases para a formulação de um banco de dados que facilitará a localização geográfica desses profissionais que poderão ter currículo lattes ou não, e agregará valores de toda uma coletividade as pesquisas.

Vale esclarecer que a pesquisa on-line traçará o perfil dos profissionais étnico dos pesquisadores (negros e negras) alagoanas, entretanto sobre as pesquisas não incidirá questão étnica. A coleta sobre pesquisas é aberta a toda comunidade acadêmica alagoana.

Segundo, a Secretária de Estado de Ciências Tecnologia e Inovação, Janesmar Camilo, “esse é um processo inédito e inovador e, é apenas o início de um importante passo na consolidação da parceria com o movimento social. Precisaremos da participação de toda comunidade alagoana, Universidades, movimentos sociais, secretarias de Estado estabelecendo a integração de uma rede de parceiros visando a mobilização e divulgação da pesquisa. Para um segundo momento, já estamos agendando reuniões com diversos segmentos para a partilha de informações".

Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, acrescenta que o lançamento do Projeto Inovação Com Ciência no dia 13 de maio é oportunidade de dar visibilidade a produção intelectual da população negra alagoana, ainda minoritária no contexto das academias.

As informações para a coleta de dados da pesquisa já estão disponíveis na página da SECTI: www.cienciaetecnologia.al.gov.br/projeto-raizes-de-africas ou www.secti.al.gov.br.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!