quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paraíba terá 3º Fórum de Lideranças Negras

O 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba, que nesta edição acontece no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFPB / Campus Campina Grande, no período de 12 a 14 de abril, no Jardim Dinamerica, em Campina Grande, tem como tema central “Juventude Negra - Educação, Saúde, Cultura e Economia Solidária para a Promoção da Igualdade Racial”.

O objetivo é promover o encontro de jovens estudantes negros, junto a professores e especialistas das diversas instituições de ensino e áreas do conhecimento, assim como representações governamentais e privadas, para avaliação e busca pela efetivação das políticas de promoção da igualdade racial para o povo negro, a exemplo do que determina a Lei 12.288/2010 - do Estatuto da Igualdade Racial, para a superação das desigualdades étnicorraciais no atual contexto sócio – político – cultural e econômico.

O encontro objetiva também potencializar a articulação, organização e protagonismo da juventude negra. Contribuir para a difusão e fomento da produção cultural afro-brasileira, assim como a valorização de ativistas do movimento negro brasileiro, em especial paraibano, promovendo o diálogo entre o saber social (da comunidade), o saber científico e a política.

A programação de abertura inicia no dia 12 a partir das 9h30, com a entrega do Prêmio “Cabeça de Negro” para o ativista negro paraibano Gilvando Santos Carvalho, o Vandinho. “O prêmio é uma homenagem ao companheiro e militante negro Vandinho de Carvalho, pela sua contribuição ao processo de organização e luta do movimento na Paraíba junto com outros/as ativistas, criando o movimento negro de João Pessoa no início da década de 80, em defesa dos direitos da população negra, no combate ao racismo. Esta é a primeira vez que o movimento negro paraibano confere aos seus militantes um troféu de reconhecimento pela luta histórica e pretende ser entregue anualmente.” afirmou o Coordenador Executivo da Malungus – Organização Negra da Paraíba e do 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba.

Ainda na programação de abertura, durante a mesa 1, o Diretor de Fomento e Promoção da Cultura Afro-brasileira, da Fundação Cultural Palmares / Ministério da Cultura – Martvs Antonio Alves das Chagas proferirá a palestra “Juventude Negra e as Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Combate ao Racismo Institucional - Avanços, Desafios e Perspectivas”. As 14h00 terá inicio a mesa temática 2 com o tema “A Implementação da Lei 10.639/2003 e as Cotas Raciais nas Instituições de Ensino – Experiências e Perspectivas. As 16h00 - Mesa 3 “Territórios Kilombolas, Religiosidade e Valores Civilizatórios de Matriz Africana - Resistência e Luta”. As 18h00 haverá Sessão de Cinema Negro, para o Lançamento do DVD “Cinema Negro no Brasil e Caribe – Memórias” e tem como expositora, a cineasta e curadora carioca Luana Paschoa de Souza / RJ, do Centro Afro Carioca de Cinema. O Chefe da Representação Regional Nordeste do MINC – Fabio Lima, também está confirmado para a mesa de abertura, entre outras representações governamentais e não-governamentais. 

Já no dia 13 a programação começa às 8h00 com a mesa temática 4 “A Saúde da Juventude Negra, as Relações de Gênero e à Livre Orientação Afetivo-Sexual, uma Questão de Eqüidade; As 10h00 a mesa 4 “Cultura Negra, Comunicação e Economia Solidária na Perspectiva do Etnodesenvolvimento; As 14h00 a mesa 5 “Juventude Negra e a Participação nos Espaços de Poder”. As 16h00 serão formados os grupos de trabalhos e em seguida haverá a exibição de mais filmes produzidos por cineastas negros. A partir das 20h00 haverá apresentação musical do cantor e compositor Escurinho com a Banda Labacé. O DJ Etnia Sound fará show de abertura.

No dia 14 a partir das 9h00 consta a definição de agenda política com os trabalhos em grupos, seguida da plenária final de aprovação das propostas. O encerramento está previsto para as 14h00 com almoço de confraternização.

O encontro é aberto para qualquer pessoa interessada. As/os inscritas/os que desejarem apresentar trabalhos poderão fazer um resumo com texto e imagens em banner medindo 1,50m de altura e 0,80cm de largura (sentido vertical), para exposição durante o encontro. Trazer também o resumo em CD para posterior publicação nos anais do encontro. O evento tem registro junto ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT/ISSN. Os/as participantes receberão certificados.

Está confirmada também a participação dos seguintes conferencistas: Cristiano Lima,  da Coordenação Nacional de Entidades Negras - BA / CNPPIR/SEPPIR/PR, Ivonete Silva, da Federação de Cultos Afro-brasileiros da Borborema - PB, Marta Almeida Filha, do Movimento Negro Unificado - PE / FOJUNE, Mestre Gilvan Andrade, da Associação Brasileira de Capoterapia - DF, Lênin Falcão, do Centro Cultural Banco do Nordeste do Brasil - PB, Lêpe Correia, Negro em Movimento - PE, Luiz Luna, da Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial / SINDJORNALISTAS - PB, Mario Wilson de Jesus Fernandes, da ARCIDES e Fórum Nacional de Gestoras/es das Políticas Públicas para a População LGBT, Bianca Cristina, da Associação de Remanescentes do Quilombo Cruz da Menina – PB, Altamiza Melo, do Centro Cultural Conhecendo a Nossa História – PE, Wellington Pereira, da Associação Paraibana de Capoeira Guardiões de Angola, Amanda Laiza Campus Dias, da União Brasileira de Estudantes Secundaristas – PB, Luana Paschoa de Souza, do Centro Afro Carioca de Cinema – RJ, entre outros/as.

Durante os três dias do encontro haverá feira de produtos afro-brasileiros e também o lançamento de livros e de filmes, a exemplo do DVD “Cinema Negro no Brasil e Caribe– Memórias”, do Centro Afro Carioca de Cinema e, contará ainda com a apresentação de show musical do cantor e compositor Escurinho e Banda Labacé e, também do DJ Etnia Sound.

As inscrições custam 15,00 reais para estudantes e 30,00 reais para profissionais e devem ser pagas, somente, no credenciamento. Elas podem ser feitas com antecedência através de uma ficha de inscrição, que devem ser preenchidas e enviadas para o e-mail flnegraspb@hotmail.com. Para acessar a ficha de inscrição, basta solicitar pelo e-mail do fórum ou fazer no ato do credenciamento a partir das 7h30, no local do evento. A abertura do encontro está programada para as 9h30 do dia 12/04. Mais informações pelo Telefone: (83) 8709-6319.

De acordo com o professor de matemática José Luiz Cavalcante, do IFPB CG, um dos conferencistas e membro da Comissão de Organização "O evento pretende discutir com a juventude o papel do protagonismo jovem na luta pela efetivação das políticas de igualdade racial nas áreas de Educação, Saúde, Cultura e Economia Solidária. Sentimo- nos honrados em receber todos os participantes. A luta pela igualdade racial deve ser um compromisso de todos nós".

O 3º Fórum de Lideranças Negras da Paraíba é uma iniciativa da Malungus – Organização Negra da Paraíba, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB de Cultura); Fundação Cultural Palmares / MINC; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Governo do Estado da Paraíba e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República, entre outras.


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!