Para o Maracatu Baque Alagoano, a Semana Santa é vivida de uma maneira especial. Em 2009, Júlio César – sócio fundador do grupo - idealizou o projeto Tambores de Aleluia, que além de resgatar uma tradição, oferece oportunidade de diversão e cultura às crianças da comunidade da favela do Jaraguá.
O público alvo são cerca de 40 crianças entre seis e doze anos, que além da apresentação do Baque Alagoano e de grupos convidados, também participam de diversas atividades lúdico-educativas, juntamente com os integrantes do Baque.
Levamos diversas brincadeiras como: corda, pula-pula, corrida de saco, além de pipoqueiro, algodão doce, lanches, doação de brinquedos, doação de livros, leitura de histórias, entre outras atividades.
O evento Tambores de Aleluia também existe em outros estados do Brasil, em especial no Maranhão, onde essa tradição é centenária. De acordo com essa tradição, os tambores silenciam na Quinta-feira Santa e na Sexta-feira da Paixão, em respeito ao calendário cristão católico, já no Sábado de Aleluia, os grupos se encontram e realizam apresentações, voltando a tocar em seus tambores.
Esse projeto tem o objetivo principal de afastar as crianças da marginalidade e de desenvolver com elas uma atividade sócio-cultural. Mesmo sendo uma ação pontual, o grupo tem a certeza do benefício futuro daqueles que participam desse evento. Todos estão convidados a participar dessa atividade, inclusive o grupo está recebendo doações, que pode ser de brinquedos, livros, entre outros e também pode serdoações em dinheiro.
PROGRAMAÇÃO:
Início do Evento – 14:00 Horas
Brincadeiras, distribuição de pipoca, algodão doce, picolé – das 14:00 às 15:30
Confecção do Judas – das 15:30 às 15:50
Apresentação dos Meninos da Vila – 16:00 horas
Apresentação do Maracatu Baque Alagoano – 16:30 horas
Lanche e distribuição de presentes – 17:00 horas
Malhação do Judas e Encerramento – 17:30 horas
SERVIÇO:
TAMBORES DE ALELUIA
ONDE: PRAÇA DOIS LEÕES – JARAGUÁ (EM FRENTE AO MUSEU DA IMAGEM E DO SOM)
QUANDO: DIA 07/04
HORÁRIO: A PARTIR DAS 14:00 HORAS
Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua mensagem!
Axé!