segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ministra Luiza Bairros se reúne com lideranças afrodescendentes


Durante encontro ministra disse que vai priorizar criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial



Em reunião realizada nesta segunda-feira (23) com lideranças de comunidades quilombolas, religiosos, e do movimento negro de Alagoas, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse que uma das ferramentas para encaminhar as demandas será a criação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).

Bairros disse que dentro da sua gestão a questão desse sistema está sendo vista como uma prioridade. “Se a gente não se organizar para pensar essa ampla agenda da igualdade racial de um modo sistêmico, de uma maneira pela qual se consiga definir exatamente as atribuições e as responsabilidades da União, dos governos estaduais e municipais, não teremos condição de realizar as propostas apresentadas, de uma forma geral, pelos quilombolas, religiosos e do movimento negro”, declarou Bairros.

Ao ressaltar a necessidade de se trabalhar as demandas de forma sistêmica, a ministra citou como exemplo as áreas da saúde, a assistência social, meio ambiente e segurança alimentar.

A ministra argumenta que quando se trata de questões de igualdade racial não se sabe a quem procurar e, por isso, se busca várias alternativas. “Nós não podemos  continuar assim, como se essa política nossa fosse algo que dependesse fundamentalmente da vontade de quem tem o poder para dizer o que vai ou não fazer. A gente tem que fazer valer as obrigações criadas pelo Estatuto da Igualdade Racial, mas organizar isso dentro de uma determinada lógica. É isso que nós estamos procurando com o Sinapir”, assinalou.  
  
Durante a reunião, que foi acompanhada pela secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Katia Born, a ministra ouviu das várias lideranças solicitações como aumento do número de cestas básicas, abertura de editais para pontos de leitura de ancestralidades, inclusão digital, mapeamento de grupos de capoeira, axé, terreiros e criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.  


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!