quarta-feira, 13 de maio de 2009

COLUNA AXÉ: 1º Aniversário


Nesta quarta-feira, 13 de maio, a Coluna Axé completa o seu primeiro aniversário com muito trabalho e revolução na mídia alagoana. Trata-se de uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) que foi o quinto núcleo do país e o primeiro do nordeste a ser formado; interligado ao Sindjornal, realiza a interlocução entre o movimento social negro, meios de comunicação e sociedade.

Editada pela jornalista Helciane Angélica Santos Pereira, a coluna já se tornou um veículo de referência, além de ter recebido uma homenagem dos capoeiristas (ação coordenada pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Capoeira - Nadec) e uma Moção de Congratulações aprovada na Câmara de Vereadores de Maceió (proposta defendida pela vereadora Teresa Nelma).

A cada dia conquistamos admiradores e leitores fiéis, dos mais diversos níveis sociais e ocupações. Outro dia, ficamos muito felizes em saber que um senhor, dono de uma “bodega” no Benedito Bentes, sempre comprava o jornal, mas na terça-feira a primeira página que abria era essa – detalhe importante, ele não é ativista e antes poderia até ser considerado racista devido a algumas atitudes. Pessoas politicamente engajadas também acompanham esse humilde veículo para obter informações sobre as novidades quanto aos avanços das questões étnicos raciais nos mais diversos setores (educação, saúde, cultura, política); também, para conferir as críticas e as mensagens de reconhecimento da herança afro – algo inédito na imprensa alagoana e até mesmo nacionalmente.

Há um ano é mantido o mesmo formato, publicada semanalmente no jornal Tribuna Independente, ocupa meia página colorida no formato stand, e possui editorial, notas informativas, curtas e fotos. Com muita determinação estamos superando os desafios e contribuindo para o fortalecimento do povo negro. Desejamos AXÉ para todos e todas!


Comentário publicado na COLUNA AXÉ desta terça-feira (12.05), no jornal Tribuna Independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!