quarta-feira, 6 de maio de 2009

Artigo: Brasileiras e Brasileiros


Por: José Amaral Neto, jornalista


A II Conferência Municipal para Promoção da Igualdade Racial é um evento de atores sociais em movimento. É uma oportunidade para brasileiras, e brasileiros opinarem sobre os mais diversos assuntos e temas que podem contribuir de forma ampla e plural para o fortalecimento do individuo, e da comunidade da qual ele faz parte.

Com as presenças: Vereador Helio Ferraz Baiano, presidente do legislativo uberlandense, Vereador Professor Neivaldo, Vereador Willian Alvorada (representando o Deputado Estadual Tenente Lúcio), Vereador Ronaldo Alves (representando o Prefeito Municipal Odelmo Leão), a Secretária Municipal de Cultura (em exercício) Maria José Torres, o ex-Vereador Moisés Carlos Xuxa, Conceição Leal do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Minas Gerais, Iara do Moçambique Estrela Guia (representando o Deputado Estadual Luiz Humberto Carneiro), do Magnífico Reitor Prof. Dr. Alfredo Julio Neto, da UFU, e dos Convidados Especiais, Prof. Dr. Hélio Santos, presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade e, Dr. José Edmundo Pereira que será o presidente do XXI Congresso da SBCD, cujo tema é cirurgia dermatológica em afro-descendentes, e a Consultora da SEPPIR Dra Diva Moreira, aconteceu na Câmara de Vereadores de Uberlândia uma conferência em favor do Brasil e para os brasileiros.

Igualdade racial é respeitar a diversidade e garantir a cidadania em sua plenitude. Reflexo de ações em favor do ser humano para sua inclusão sócio-econômico de maneira clara e com foco na perenidade de seus resultados; não somente para sua sobrevivência e de sua família, mas muito mais para um viver melhor com qualidade e com políticas públicas efetivas.

Quase 300 (trezentas pessoas) participaram de maneira ativa das atividades dos dias 01 e 02 de maio de 2009. Nem a chuva e nem o feriado impediram que o evento deixasse de acontecer.

Foram trabalhados 06 (seis) temas: Segurança e Justiça; Saúde; Educação; Geração de Emprego e Renda; Cultura e Religiosidade. Os grupos formados eram compostos por pessoas de várias etnias e pensamentos – e isso colaborou para que discussões profundas fossem debatidas e tornadas de conhecimentos de todos, compartilhando assim a realidade da Igualdade Racial e Social brasileira.

Um relatório final foi redigido com o nome de Carta de Uberlândia 2009 e, 20 (vinte) pessoas foram eleitas delegadas para representarem Uberlândia, em Belo Horizonte, dias 23 e 24 de maio de 2009, quando será realizada a etapa estadual em Minas Gerais.

A expectativa é a de garantir que as propostas aprovadas sigam vitoriosas na etapa estadual e ganhe prioridade rumo a Brasília, no mês de junho, quando acontece a II Conferência Nacional, e assim se tornem uma realidade em 2010.

Promover a Igualdade Racial é unir as forças políticas, a sociedade civil e gestores, fugindo do corporativismo gratuito para uma atitude séria e com atores responsáveis.

Não existe essa de preto e branco. Existem sim, as cores, e elas são muitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!