segunda-feira, 31 de março de 2008

Casa do Estudante Quilombola


Os Agentes de Pastoral Negros (APNs) da Bahia implantaram no dia 20 de fevereiro a Casa do Estudante Quilombola Zumbi dos Palmares, em Vitória da Conquista


Dezesseis estudantes universitários e pré-universitários já estão residindo na Casa, que foi totalmente equipada com verba de subsídio social destinada aos APNs pelo deputado Waldenor Pereira. Em seu discurso, o deputado ressaltou a parceria entre seu mandato e os agentes, ressaltando a importância do projeto para inclusão sócio-educacional dos estudantes quilombolas.

O secretário Luiz Alberto, que veio a Conquista especialmente para o ato de inauguração, afirmou que o Estado da Bahia deve dar também sua parcela de contribuição para o avanço de políticas públicas voltadas para a comunidade negra, historicamente marginalizada. “O ano passado foi dedicado à arrumação de nossa secretaria”, informou para destacar que alguns projetos serão adotados pela pasta para garantir os direitos de raça e gênero.

O líder comunitário e administrador de empresas Luciano Joaquim, da comunidade quilombola de Barra, no município de Rio de Contas, traçou um histórico da luta desenvolvida na localidade pela garantia dos direitos à educação e saúde, afirmando que a Casa do Estudante Quilombola vai propiciar condições objetivas de permanência dos alunos na universidade. “Temos aqui pessoas que não poderiam dar continuidade aos estudos”, disse.
Elizabeth Ferreira (Beta), conselheira nacional da Igualdade Racial e coordenadora estadual de Assuntos Quilombolas, afirmou que a Casa é “um sonho” antigo. Ela lembrou que durante os últimos 20 anos tem desenvolvido ações junto às comunidades quilombolas de toda a região, tendo observado que uma das principais carências dos estudantes que concluem o 2° grau é prosseguir nos estudos em função da falta de condições financeiras para se ficar na cidade. “Acredito que estamos dando um passo inicial, mas vamos precisar do apoio de outras instituições e pastas do governo para dar manutenção ao nosso projeto”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!