terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Escola Zumbi dos Palmares comemora 20 anos de fundação

Com o tema “Somos todos humanos”, a Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no conjunto Rosane Collor no barro do Clima Bom, comemorou seus 20 anos de fundação nesta sexta-feira (02), promovendo a IV Mostra Cultural com o projeto Afro-indígena, Meio Ambiente, Preservação, Sustentabilidade e Cultura de Paz.

Abrindo a solenidade, o poeta Chico de Assis recitou o poema “Serra da Barriga”, de Jorge de Lima, e encerrou sua apresentação cantando com as crianças. “Os meninos em volta da fogueira, vão aprender coisas de sonho e liberdade, vão aprender como se ganha uma bandeira, vão saber o que custou a liberdade”, concluiu o poeta sob os aplausos dos alunos e da comunidade escolar.

Para a diretora da escola, Quitéria Mendonça, as comemorações representam a afirmação da importância de se valorizar a diversidade cultural. “A escola, em seus 20 anos, homenageia o líder negro, mestre da liberdade, Zumbi dos Palmares. A escola se inspira nesse líder negro que lutou pela liberdade do seu povo e sonhou com uma sociedade mais justa e fraterna. O trabalho apresentado hoje pelas nossas crianças é fruto das atividades desenvolvidas em sala de aula, retratado no projeto afro-indígena, meio ambiente, preservação, sustentabilidade e cultura de paz”, concluiu a diretora.

O Coro “Sinteal Em Canto”, regido pelo maestro Gustavo Campos Lima, também fez sua apresentação destacando as músicas “Tributo a Martin Luther King”, música de Wilson Simonal, e “Vamos à Luta” de Gonzaguinha, além de convidar para comemorar o natal com a música “O Natal existe – quero ver você não chorar”.

Durante todo o dia os alunos apresentaram a história do Brasil através de poema, cantos e dança, Boi Bumbá; tempo de ser feliz; a paz no mundo; aquarela do Brasil; roda de capoeira; xote ecológico; celebridades negras contemporâneas; exposições e desfiles. Esse foi o clima comemorativo da Zumbi dos Palmares.

Fonte: Ascom Semed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!