sábado, 10 de dezembro de 2016

Alagoas recebe Caravana de Bambas


 
                    Projeto itinerante promoverá o intercâmbio cultural e a valorização do samba autoral

Texto: Helciane Angélica (Jornalista/Cojira-AL)
Fotos: Divulgação


“Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. Eu nasci com o samba, no samba me criei. E do danado do samba eu nunca me separei”. Esse é o gênero musical mais popular do Brasil, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005, possui canções que ultrapassaram décadas e gerações, consagra artistas e renasce diariamente com novos arranjos ou composições.
    
Com o projeto “Caravana de Bambas – O samba autoral pede passagem” sambistas de norte a sul do Brasil compartilharão sua arte, por meio de encontros itinerantes, que visam promover o intercâmbio cultural e rodas de conversa, além de incentivar parcerias e a projeção de novos talentos. Também busca a consolidação de patrocinadores para a produção de CDs e DVDs com os sambas autorais e a realização de shows especiais.
    
O Estado de Alagoas foi escolhido para estrear o projeto, que ocorrerá no dia 16 de dezembro (sexta-feira) a partir das 18h, no tradicional Restaurante MARÉ – às margens da Lagoa Mundaú, no bairro do Pontal da Barra – em Maceió. Os ingressos individuais custam R$10 (dez reais) e podem ser adquiridos na bilheteria do estabelecimento comercial.
    
Nessa primeira etapa, estarão reunidos sambistas locais como Emanuel Dias, Gustavo Gomes, Humberto Torres, Igbonan Rocha, Mel Nascimento e Sorriso Maceió. Também foi confirmada a presença de convidados oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte; a exemplo da pernambucana Dona Selma – cantora, compositora e fundadora do projeto Mesa de Samba Autoral em Recife – e Pedro Neto – um dos compositores mais produtivos do Rio Grande do Norte, que participou de diversos projetos e atualmente é um dos organizadores do projeto Clube do Samba Potiguar.

Projeto
    
O projeto “Caravana de Bambas – O samba autoral pede passagem” foi idealizado pelos artistas Arlindo Júnior (SP), Cris Galvão (PE), Igbonan Rocha (AL) e Andiara Freitas (RN). A proposta é promover encontros de integração e percorrer vários estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Igbonan Rocha e a banda Samba de Nego serão uma das atrações
A articulação desse projeto surgiu com as conversas no grupo de WhatsApp Samba Brasil. No início a proposta era fazer um festival, mas, com a caravana todos ganham. Quem ouve falar, se empolga e quer participar. Então, queremos agregar o máximo de pessoas possíveis e criar uma grande rede do samba para motivar outras pessoas a compor e fortalecer ainda mais o samba”, destacou Igbonan Rocha, cantor baiano erradicado em Alagoas há 30 anos.

A segunda etapa está prevista para acontecer no Estado de São Paulo, durante o feriado da semana santa no mês de março em 2017. Para mais informações e adesão ao projeto, entrar em contato pelo email: caravana@caravanadebambas.com.br.



SERVIÇO
Caravana de Bambas
Dia: 16/12/2016 (sexta-feira)
Hora: 18h00
Local: Restaurante MARÉ – Av. Alípio Barbosa da Silva, 421, Pontal da Barra. Maceió/AL
Ingresso individual: R$10
Reserva de mesas e mais informações: (82) 99982-8377

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!