terça-feira, 6 de setembro de 2016

Grito dos Excluíd@s

Na próxima quarta-feira, 07 de setembro, “celebra-se” o Dia da Independência do Brasil.

O país encontra-se em mais um momento conturbado da sua história, onde a ética anda enterrada e a corrupção domina todos os espaços. O “dia de festa” e exaltação às tropas militares nos desfiles cívicos se transformará em mais um dia de luta e reflexão. Um dia de reivindicação por justiça social com a realização do 22º Grito dos Excluídos, que tem o lema “Este sistema é insuportável: exclui, degrada, mata!” e o tema “Vida em primeiro lugar”.

Nascido em 1994, o Grito é um espaço aberto e plural, com o objetivo de enaltecer a vida e anunciar a esperança de um mundo melhor, além de fortalecer a mobilização. Sua origem remonta à Segunda Semana Social Brasileira, promovida pela Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e também, brotou da necessidade de concretizar os debates da 2ª Semana Social Brasileira realizada nos anos de 1993 e 1994, com o tema “Brasil, alternativas e protagonistas”.

Durante a “semana da pátria” são realizadas inúmeras manifestações: atos públicos, romarias, seminários, debates, apresentações artísticas e feiras de economia solidária. Em todo território nacional... trabalhadores do campo e da cidade; representantes dos mais diversos segmentos étnicos, religiosos e organizações não governamentais; estudantes, sindicalistas e lideranças de movimentos sociais seguirão até às ruas com suas faixas, cartazes, cânticos e discursos contra as opressões e caos político-econômico.

Em Alagoas, a concentração será a partir das 8hs, na praça Sinimbu em Maceió, e toda a sociedade é convocada para a manifestação “Fora Temer”; com o intuito de reafirmar a importância da democracia e pela valorização das políticas públicas.

Esse é o momento para avaliarmos, que tipo de independência queremos?!


Fonte: Coluna Axé – 407ª edição – Jornal Tribuna Independente (06 a 12/09/16) / COJIRA-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!