sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Curso ajudará grupos culturais e artistas a saírem da informalidade

Estão abertas as inscrições para o curso de ‘Criação e Sustentabilidade de Organismos Culturais’. A formação é destinada a artistas, grupos e coletivos interessados em formalizar juridicamente suas iniciativas culturais e, consequentemente, ampliar as chances de concorrência em editais e as possibilidades de captação de recursos para projetos. Apenas 10 vagas foram disponibilizadas e, para conquistar uma delas, o interessado deve preencher os requisitos e o formulário disponível na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).



Grupos e artistas podem se inscrever até o dia 29 de outubro. Foto: Pei Fon/Secom Maceió


A ação é fruto de proposta apresentada à Fundação pelo Colegiado Setorial de Teatro, integrante do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), e tem como público alvo artistas, grupos ou coletivos culturais ligados aos diversos segmentos representados no Conselho – Artes Cênicas (Teatro, Dança e Circo), Arquivos, Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Museus, Design, Moda, Artesanato, Música, Livro, Leitura e Literatura, Cultura Afro-brasileira, Cultura Popular, Artes Visuais, Arte Digital, Fotografia e Audiovisual.

O presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, explica que a demanda por formalização é a maior e mais importante no cenário da cultura não só em Maceió, mas em território nacional. “Acatamos a ideia do curso e acreditamos que ele será um importante divisor de águas na vida dos organismos culturais, que terão a chance de desenvolver projetos sustentáveis”, diz.

A ação vai apresentar as possibilidades para constituição de uma pessoa jurídica e auxiliar na sua criação e formalização. Vencida essa etapa, os participantes desenvolverão estratégias de sustentabilidade, por meio do acesso ao conhecimento necessário para captação de recursos através de editais federais, estaduais e municipais, convênios e emendas parlamentares.

CRIAÇAO E SUSTENTABILIDADE

Critério para participação

Podem concorrer a uma das vagas no curso grupos ou artistas que comprovem atuação na cidade Maceió e que tenham interesse em formalizar seus empreendimentos juridicamente junto a órgãos da Receita Federal, Estadual e Município. Os candidatos precisam estar cientes de que os custos com taxas e outras despesas junto aos órgãos públicos responsáveis pela formalização do grupo são de responsabilidade do participante.

Além de preencher a ficha de inscrição, os interessados devem estar atentos ao cumprimento das informações solicitadas no item 6 da chamada pública de seleção disponível no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 19 de outubro de 2015. Acesse aqui o documento.

O resultado da chamada e a lista dos selecionados serão divulgados no dia 3 de novembro.


Fonte: Ascom Fmac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!