terça-feira, 21 de julho de 2015

Mulheres afro-guerreiras

O mês de julho é também conhecido como o mês das pretas, devido a importância do dia 25 de julho, onde celebra-se o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e ainda, o Dia Nacional da Mulher Negra e da quilombola Tereza de Benguela (Projeto de Lei do Senado nº 23, de 2009, de autoria da Senadora Serys Slhessarenko).  

A data foi criada em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Trata-se de um marco na luta e da resistência da mulher negra, para o fortalecimento das organizações de mulheres negras e lideranças da atualidade, que contribuem para o enfrentamento ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais desigualdades raciais e sociais. 

No Brasil, vários segmentos afros e entidades do Movimento de Mulheres realizam debates, seminários, lançamento de livros, desfiles afros e homenagens. Para marcar a data, o Comitê Impulsionador da Marcha Nacional das Mulheres Negras em Alagoas convida a população para prestigiar a Exposição Lélia Gonzalez – O Feminismo Negro no Palco da História, nesse sábado (25.07) às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MISA), no bairro histórico de Jaraguá em Maceió. 

Na mesa de abertura, terá a participação de Vanda Menezes (Comitê Impulsor da Marcha de Mulheres Negras), Antonia Ceva (Coordenadora de Pesquisa da Rede de Desenvolvimento Humano - REDEH) e Maria Aparecida Batista de Oliveira (Coordenadora do Núcleo Temático Mulher e Cidadania – UFAL); também terá a exibição do vídeo documentário sobre Lélia Gonzalez – ativista negra, pesquisadora e professora universitária; em seguida, o debate sobre “As contribuições de Lélia Gonzalez para o movimento de mulheres negras contemporâneas”, com a facilitadora Dulce Pereira, feminista, ambientalista negra e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP-MG). 

O evento também visa contribuir para a mobilização para a Marcha Nacional, que acontecerá no dia 18 de novembro, em Brasília. Participe das discussões!


Fonte: Coluna Axé - 351ª edição – Jornal Tribuna Independente (21 a 27/07/15) / Cojira-AL / Editora: Helciane Angélica / Contato: cojira.al@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!