quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Museu Théo Brandão sedia 2º Festival de Fotografias e Filmes Etnográficos

O 2º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos: Expressões afro-brasileiras vai acontecer em três dias de programação gratuita, que começa na próxima quarta, 26, e segue até a sexta, 28, na sede do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), localizada na Avenida da Paz. A programação inclui mostras de filmes/fotografias, debates relacionados à cultura afro-brasileira, o tradicional "Munguzá Cultural" e premiação dos trabalhos selecionados. 
A edição deste ano do festival faz referência aos 102 anos do Quebra de Xangô, episódio que atentou violentamente os terreiros de Maceió em 1912. O evento é realizado pelo Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB), em parceria com o Laboratório Antropologia Visual em Alagoas (Aval), ambos vinculados à Ufal. O festival é coordenado pela diretora do MTB e professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS/Ufal), Fernanda Rechenberg, e pelos também professores do ICS, Siloé Amorim e Sílvia Aguiar.
O edital do festival, publicado em outubro, foi direcionado a produções fotográficas e fílmicas de abordagem antropológica, situadas em contextos de pesquisas etnográficas e produções de cunho documental sobre a cultura afro-brasileira. A comissão julgadora de fotografia é composta por Chistiano Barros Marinho, da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Martinho Mendonça, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Siloé Amorim, da Ufal, e pelo fotógrafo e cineasta, Celso Brandão. 
Os filmes foram julgados pela comissão formada por Pedro Simonard, da Universidade Tiradentes (UNIT), Fernanda Martins, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Sandreana Melo, da Aval, e pelo ator e diretor teatral, Marco Antônio de Campos. 
Confira a programação completa:
Quarta-feira (26)
17h30 às 19h - Mostra de filmes
19h - “Munguzá Cultural” “Religiosidade de matriz africana”, com Pai Célio – Babá Omintoloji. Coordenação do “Munguzá”: Bruno César Cavalcanti (ICS/Ufal) 
Quinta-feira(27)
Das 9h às 12h - Mostra de filmes e fotografias.
15h - Debate “Museu e memória afro-brasileira”, com professor Álamo Pimentel, Centro de Educação (CEDU/Ufal) e Nonato Lopes (Museu Cultura Periférica). Coordenação do debate: museólogo Júlio César Chaves (MTB).
17h30 às 21h - Mostra de filmes. 
Sexta-feira(28)
9h às 12h - Mostra de filmes e fotografias.
15h - Debate “A câmera e as religiões afro-brasileiras: encontros e desencontros, desafios e perspectivas”, com Pedro Simonard (Universidade Tiradentes - UNIT), Larissa Fontes (Universidade Federal da Bahia - UFBA) e mãe Neide Oyá D’Oxum, yalorixá (Grupo União Espírita Santa Bárbara - GUESB). Coordenação do debate: Fernanda Rechenberg (MTB/ICS/Ufal).
Das 17h30 às 19h - Mostra de filmes.
19h - Premiação

Fonte: Ascom - MTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!