quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto de Turismo Cultural e Ecoturismo na Região de Quilombos é lançado em Alagoas

Ações devem durar 36 meses e pretendem apoiar, por ano, a 200 empreendedores locais


Quando se fala em liberdade, luta contra o preconceito e escravidão dos negros no Brasil, lembramos de Zumbi, do Quilombo dos Palmares e de Alagoas. Essa região histórica - que guarda sangue, suor e lágrimas - será beneficiada com o Projeto de Turismo Cultural e Ecoturismo, lançado nesta segunda-feira (9), no auditório do Sebrae Alagoas.

O projeto terá duração de 36 meses (2014-2016), e pretende desenvolver e apoiar, por ano, 200 empreendedores nas categorias de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). O objetivo é promover o desenvolvimento empresarial incentivando a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios locais. Além disso, fazer uma estruturação dos produtos turísticos nessa área territorial, focados no turismo cultural e ecoturismo.

Ronaldo Moraes, diretor técnico do Sebrae Alagoas, afirma que esse projeto consolida a atuação do Sebrae em todo o território alagoano. “Trabalhar a região dos quilombos é muito importante, especialmente porque saímos um pouco das ações turísticas no litoral. Essa área tem um grande potencial, apelo histórico e repercute mundialmente pela figura de Zumbi. Hoje, sem dúvidas, é um dia especial para todos nós”, afirmou o diretor.

A gerente da Unidade de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Alagoas, Vanessa Fagá Rocha, explica que o projeto só será fortalecido com a parceria das Prefeituras Municipais inseridas nesse contexto. “As prefeituras são peças fundamentais para o sucesso desse projeto, especialmente porque elas irão participar desse desenvolvimento econômico. É preciso divulgar as atividades dessa região, a fim de fomentarmos as potencialidades locais” afirmou a gerente, destacando que foram direcionados mais de R$ 2 milhões para serem investidos em ações do projeto. “Isso é um marco também para o Sebrae Alagoas, que agora está trabalhando em todas as regiões turísticas do estado”.

A solenidade contou com a presença de autoridades como Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo; Nadja Lessa, secretária, e Solange Viegas, superintendente da Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; Michel Chinelato, superintendente de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande); Pauline Reis, gerente de Fomento às Micro e Pequenas Empresas da Seplande; Vega Vergetti, diretora executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel); Agda Santos, da Maceió Convention and Visitors Bureau; Enezia Vigolvino, responsável técnica de Turismo e Hospitalidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Rosângela Barros, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio de União dos Palmares; Lucila Toledo, prefeita de Cajueiro; Beto Baía, prefeito de União dos Palmares; Luiz Eustáquio Moreira, prefeito de Capela; Jacineide Maia, secretária Municipal de Turismo de União dos Palmares; Charles Almeida, diretor de Turismo de Murici; além de empresários e Agentes de Desenvolvimento Local.

O Projeto de Turismo Cultural e Ecoturismo na Região de Quilombos é desenvolvido pelo Sebrae e o Governo do Estado, através das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com as Prefeituras Municipais. Os recursos para o projeto foram buscados por esses órgãos junto ao Sebrae Nacional.

Região de Quilombos

Os municípios da região que foram identificados para receber as ações do projeto nessa primeira etapa são: União dos Palmares, Mar Vermelho, Murici, Capela, São José da Laje, Viçosa e Cajueiro. Para que as ações sejam realizadas, é essencial que os municípios estejam alinhados à Cartilha de Regionalização do Turismo, distribuída pela Setur.


Fonte: SEBRAE-AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!