domingo, 24 de fevereiro de 2013

Câmara de Maceio: Parlamentar negra apresenta moção de louvor à Fapir

A Frente Alagoana de Apoio à Promoção da Igualdade Racial (Fapir) foi oficialmente lançada no dia 1º de fevereiro de 2013


Na última terça-feira (20.02.13), foi aprovada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió, uma moção de louvor que parabeniza a constituição da Frente Alagoana de Apoio à Promoção da Igualdade Racial (Fapir). O documento foi defendido pela vereadora Fátima Santiago (PP), que é a única parlamentar negra na Casa Legislativa, e foi aprovado por unanimidade.

A vereadora tem se destacado na Câmara pela defesa da igualdade racial nos mais diversos setores, já participou de reuniões com segmentos afros e atividades de formação, além de promover sessões públicas sobre o combate ao racismo e da intolerância religiosa. No âmbito de projetos de lei, instituiu a Comenda Dandara concedida a instituições públicas e privadas, nacionais e locais, além de personalidades em reconhecimento à sua significativa contribuição nas ações relativas à luta pela diversidade étnicorracial no âmbito do município de Maceió. Também indicou ao Chefe do Executivo, a instituição da Semana da Consciência Negra no município de Maceió e a criação do Museu da Resistência (História e Cultura Africana e dos Afro-Brasileiros).

Confira abaixo a moção de louvor na íntegra, e, a cópia com o carimbo da aprovação e a assinatura da vereadora Tereza Nelma (PSDB) que subscreveu o documento.


MOÇÃO DE LOUVOR 

A presente moção tem por objetivo parabenizar a dedicação e a implantação da Frente Alagoana de Apoio à Promoção da Igualdade Racial (Fapir). 

Idealizada durante festividades do “20” de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares) na Serra da Barriga em 2011, tiveram várias reuniões de articulação e foi oficialmente lançada no dia 1º de fevereiro na Praça Dois Leões, no histórico bairro do Jaraguá em Maceió(AL), durante a festa dos grupos afro-culturais no Jaraguá Folia 2013.

Trata-se de um espaço de organização do Movimento Negro que busca articular e apoiar todas as políticas públicas em favor da Igualdade Racial e de Combate ao Racismo e toda forma de discriminação; lutar pela implementação dos Conselhos Estadual e Municipais de Promoção a Igualdade Racial; acompanhamento, participação e apoio ao Plano Juventude Viva (de Enfrentamento a Violência Contra a Juventude Negra); fortalecer a comunidade negra periférica; realizar ações em favor da formação política das lideranças afro-culturais ameríndias e membros em geral dos grupos filiados, através de debates, seminários, simpósios e cursos de formação sobre o pertencimento étnico, políticas públicas e ações afirmativas, entre outras. 

A Fapir é formada por artistas, ativistas negros, pesquisadores, educadores, capoeiristas, remanescentes de quilombo agentes afro-culturais, ritmistas das bandas afros, maracatus, afoxés, babalorixás, ialorixás, além de aproximadamente 20 entidades negras.

Desejamos sucesso nos trabalhos e que os ideais dos guerreiros quilombolas do Quilombo dos Palmares ecoem e fortaleçam a luta pela igualdade racial nos mais diversos setores.

SALA DAS SESSÕES, 14 de fevereiro de 2012.


FÁTIMA SANTIAGO
Vereadora – PP




Fonte: Ascom - Vereadora Fátima Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!