sábado, 13 de outubro de 2012

Projeto de pesquisa e exposição fotográfica revelam as raízes da cultura alagoana

Negros, Canais, Lagoas e Outras Imagens Periféricas é um projeto de exposição fotográfica que reúne imagens que representam diferentes aspectos da cultura alagoana, em especial a cultura afro e as manifestações populares.O projeto é patrocinado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e foi idealizado pelo professor Edson Bezerra.

As imagens estão disponibilizadas inicialmente em um blog, que pode ser acessado por meio do endereço www.outrasimagensperifericas.blogspot.com.br, e que já recebeu mais de 10 mil acessos. Os registros fotográficos remetem à identidade cultural alagoana, com diferentes abordagens de quatro fotógrafos que inspiraram a exposição: Celso Brandão, Lula Castello Branco, Siloé Amorim, Christiano Barros e de Luiz Cunha.

O principal objetivo do projeto é abrir um espaço de visibilidade e de memória de diferentes roteiros geográficos, eventos, culturas populares e manifestações religiosas de Alagoas. De acordo com Edson Bezerra, que é mestre em Antropologia e doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua em estudos e pesquisas sobre Cultura e Modernidade, o somatório dessas imagens, existentes em demasia em Alagoas, acabam diluídas e até mesmo esquecidas em decorrência do grande volume de imagens difundidas que promovem, em sua maioria, um roteiro apenas de sol e mar.

Ainda segundo ele, no projeto estão relacionados episódios de mobilização sociocultural que contribuíram para a reunião dos elementos abordados na exposição fotográfica.

“Esse projeto é um desdobramento de uma provocação inicialmente realizada com a publicação do Manifesto Sururu e a realização do Projeto Xangô Rezado Alto, em decorrência do episódio histórico do Quebra de Xangô, ocorrido em 1912”, explica o professor.

Além do blog, o projeto também consiste na realização de uma exposição fotográfica projetada para o mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, no dia 20.


Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!