domingo, 21 de outubro de 2012

Governo vai apoiar manifestações das comunidades tradicionais de matriz africana


Secretária Kátia Born destacou que Alagoas está à frente de outros estados em apoio institucional
Governo vai apoiar manifestações das comunidades tradicionais de matriz africana
Kátia diz que só esse ano dois decretos reafirmam a importância dessas comunidades

por Marcos Jorge

A secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, se reuniu nesta quinta-feira (18) com representantes da rede alagoana de comunidades tradicionais de matriz africana. Eles obtiveram da secretária o apoio institucional para as ações do dia 8 de dezembro, dia de Iemanjá e da resistência das comunidades religiosas de matriz africanas.

A secretária destacou que Alagoas em relação às comunidades tradicionais de matriz africanas está à frente de outros Estados. “Só esse ano dois decretos governamentais reafirmam a importância cultural e a existência dessas comunidades”, afirmou.

Ela se refere ao decreto do dia 1 de fevereiro, onde o governo do Estado pede perdão, em nome da sociedade alagoana, aos religiosos de matriz africana pelo Quebra de Xangô de 1912, bem como o decreto de 12 de julho, que instituiu o dia 8 de dezembro como o dia de resistência das comunidades religiosas de matriz africanas.

Para a gerente de Políticas Públicas da Superintendência de Direitos Humanos, Mônica Carvalho, a iniciativa do governo assegura a necessidade de haver uma ação de políticas públicas e afirmativas para essas comunidades. “As manifestações de culto e religiosidade passaram a ser uma ação afirmativa. E o apoio da secretária vem dar abertura e garante o compromisso com essa população”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!