domingo, 23 de janeiro de 2011

Lázaro Ramos incomoda (?)

Segunda-feira, dia 17 de janeiro, deu-se início no horário nobre da Rede Globo a nova novela “Insensato Coração”, de Gilberto Braga. A trama traz em seu elenco atores e atrizes consagrados como Antônio Fagundes, Natalia do Valle, Paola Oliveira, Eriberto Leao, Deborah Secco, Deborah Evelyn, Gloria Pires, Lázaro Ramos, Camila Pitanga e outros.

Mas parece que nem todos os atores acima citados agradaram o público. No dia seguinte da estreia da novela, Lázaro Ramos estava entre os Trend Topics do twitter. As mensagens referentes a ele indicavam a indignação por haver na novela das nove Lázaro Ramos como um designer rico, galã, “pegador” e bonito.

Sobre o talento de Lázaro não tem o que discutir, seus trabalhos no cinema como Cafundó, Madame Satã, O Homem que Copiava, Meu tio matou um cara, Ó Pai ó, não deixam dúvidas de sua excelente atuação. Porém, parece que mais uma vez a participação de um negro com um papel de destaque numa telenovela de alto alcance incomoda.

Veja algumas das mensagens no twitter que estão sem idetificação:

preeto é fooda, #lazaroramos só quis pegar a coitadinha e n quis nem saber o nome deela aaaar –’ por isso que eu n gosto dessas pessoas :s

O que esse #LazaroRamos tem!? o nariz de batata!? Cabelo na máquina !?

Não dá pra acreditar q um negro causaria tanta repercussão sobre seu papel, a beleza negra é diferente, nem tds vê #LázaroRamos #Pena!

ain .. sinceramente … que horror o #LazaroRamos .. ser o “pegador” da novela .. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

só não consigo engolir #LazaroRamos como galã.

#LázaroRamos de galã? ah tá senta láh…#semsal #insensatocoração

é um superpreconceito, um pouco da quebra desse preconceito foi a globo colocar o #LázaroRamos em papel de destaque na novela

Recentemente uma polêmica do mesmo gênero tomou o Brasil, quando em “Viver a Vida”, de Manoel Carlos surpreendeu os telespectadores com Taís Araújo como protagonista em um papel em que era modelo de renome internacional. A atriz recebeu inúmeras críticas em relação à sua atuação e ainda por não fazer juz “às Helenas de Manoel”.

Essa polêmica é totalmente previsível, em vista que tempos atrás a ideia de haver numa telenovela com um personagem negro de destaque era inconcebível. Isso mostra que mais uma barreira está sendo quebrada e temos Lázaro Ramos nos representando, assim não temos o que temer é só torcer que seu talento supere qualquer tipo de crítica e preconceito.

A questão do negro e sua caracterização nas telenovelas brasileiras podem ser estudadas em dois livros que abordam o tema. O primeiro, “A negação do Brasil”, de Joel Zito Araújo e “O negro brasileiro e o cinema” de João Carlos Rodrigues. Ambos fazem um apanhado da sociedade desde seus primórdios até os dias atuais e como essa questão social de etnias se refletem na televisão e no cinema.


Fonte: http://baoobaa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!