domingo, 12 de julho de 2009

Futebol e racismo – não tem jogo!

O racismo é um ato de violência (foto: google)


A União de Associações Europeias de Futebol (UEFA) aprovou algumas medidas contra o racismo que vem se intensificando em jogos e nos campos de futebol do continente. Agora, o árbitro de uma partida pode interromper e até suspender o jogo se os torcedores tiverem algum tipo de comportamento racista.

A determinação da entidade é para que o juiz paralise a partida ao constatar uma ocorrência racista e faça um alerta a respeito. Se ela se repetir, o árbitro pode paralisar o jogo por até 10 minutos. Se o comportamento permanecer após a paralisação, a partida pode ser suspensa.

Recentemente, o italiano de origem ganesa Mario Malotelli da Inter de Milão, foi alvo de racismo pela torcida do Juventus. Jogadores brasileiros que jogam na Polônia e na Bulgária também denunciam o comportamento de torcidas racistas.

No Brasil, o caso mais recente foi o argentino Maxi Lopez (Grêmio), que teria chamado o volante Elicarlos (Cruzeiro) de “macaco” e foi parar na delegacia. Em 2005, pelo mesmo motivo o zagueiro Desábato, do Quilmes, foi preso por agredir verbalmente o atacante Grafite, do São Paulo.


Fonte: Jornal Tribuna Independente (04/07/09 – Política / pág 5) – Coluna Tribuna Livre – Editor Bartolomeu Dresch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!