domingo, 9 de novembro de 2008

Afro-Latinidade no ar

Lançado oficialmente na Fliporto, o site Observatório Afro-Latino já é sinônimo de sucesso


Um novo cenário desenhou-se na Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto). A Fundação Cultural Palmares, protagonista há vinte anos na luta pela igualdade racial, destacou-se pela iniciativa de lançar um instrumento de intercâmbio voltado especificamente para a afro-latinidade. O site Observatório Afro-Latino, experiência ímpar nesse rico mundo da cultura, veio reafirmar a ação consciente da Fundação Palmares com o seu compromisso para a preservação e a difusão da cultura negra.

De acordo com Zulu Araújo, presidente da Fundação, esses vinte anos passados da instituição servem de reflexão para o futuro e para novas ações. Por isso, essa procura pelo diálogo com as comunidades negras da América Latina e a intensificação das ações com os países africanos, em particular os de língua portuguesa, na busca de fortalecer as raízes comuns.

Para o presidente da Palmares, essa nova ferramenta possibilitará um diálogo mais permanente entre as comunidades negras latino-americanas, com trocas de experiências para a compreensão das semelhanças e diferenças da história e dos processos de integração social das comunidades negras nesses países. "Nossa proposta é que, além do lúdico, a cultura também possa ser um instrumento para um mundo melhor", afirmou Zulu.

A proposta foi bem-aceita e bastante elogiada por todos os presentes, que, ao final, saudaram a iniciativa da Fundação Palmares. Para o professor Jair de Oliveira, "é de uma felicidade enorme ver comprovada a existência de pessoas que estão reconstruindo a sua vida em outras vidas para fazer um projeto de nação". Para ele, este instrumento é importante para a auto-afirmação das pessoas e tem que ser levado aos subúrbios e não se restringir aos grandes centros.

A Fliporto, cujo tema deste ano - As trilhas da Diáspora em África e América Latina - traz um momento de reflexão sobre a rica contribuição da cultura negra na formação do continente, foi o palco ideal para a Fundação Palmares levar ao mundo seu olhar e sua disposição de se colocar na luta pela propagação das palpitantes manifestações culturais afro-descendentes nos países da América Latina.

A presença da Palmares na Fliporto tem uma dimensão maior. Dar visibilidade à Fundação ao mundo afro-latino aqui representado traz uma perspectiva enorme de estreitar laços para fortalecer a necessidade de união em torno da legitimidade da contribuição afro-descendente na formação social e cultural dos povos. Como aponta Zulu Araújo: "A diáspora africana é parte fundamental do patrimônio cultural e político do continente". E principalmente porque interessa à Fundação que o Brasil, país líder no continente, tenha na América Latina um papel integrador de políticas culturais, principalmente quanto à integração afro-latina para enriquecer e congregar as diversas etnias.

O valor cultural das misturas de raças e de povos foi também tema destacado na abertura da Fliporto. Convidado a falar em nome do Ministério da Cultura, Zulu Araújo declarou que o tema deste ano "é muito caro à Fundação Cultural Palmares, que há vinte anos vem cotidianamente lutando para promover, valorizar, preservar e difundir as manifestações culturais negras em nosso país".

Zulu Araújo também chamou a atenção para o significado da eleição do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Para ele, a vitória de Barack Obama representa, de fato e verdadeiramente, a luta de muitos negros que, há muitos anos, desde a liderança de Martin Luther King, vêm batalhando por políticas afirmativas naquele país, que por tantos anos segregou os afro-descendentes. "Essa eleição é fruto disso e é de um simbolismo gigantesco.", disse.


Acesse o Observatório nos seguintes endereços:

http://afro-latinos.palmares.gov.br/ (versão em português)
http://afrolatinos.palmares.gov.br/ (versão em espanhol)


Fonte: Ascom Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!