terça-feira, 2 de setembro de 2008

Trinta capoeiristas recebem certificado de "capoeirista-educador"

No próximo dia 3 de setembro, às 15 horas, será realizado no Forte de Santo Antônio Além do Carmo o encerramento da turma João Pequeno de Pastinha e aula inaugural da segunda turma do curso "Capoeira - Educação para a Paz". Durante o evento, 30 capoeiristas receberão o certificado de "capoeirista-educador".

Iniciativa da Superintendência da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), o curso se insere na ação de aplicação da Lei Federal 11.645/2008, que institui a obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena" no currículo oficial da rede de ensino no Brasil.

Durante 45 dias, os alunos participaram de 27 módulos, que incluíram aulas de Direitos humanos, Educação das relações étnico-raciais, Elaboração de projetos, Aspectos históricos da violência racial e de gênero, Arte e resistência negra na Bahia e outros conteúdos que aproximaram o caráter dialógico e inclusivo da capoeira, as vivências pedagógicas colaborativas a exemplo do "círculo de cultura", metodologia desenvolvida pelo educador Paulo Freire.

O curso "Capoeira - Educação para a Paz" será uma ação permanente do Forte de Santo Antônio Além do Carmo. O forte localiza-se na Praça Barão do Triunfo, mais conhecida como Largo de Santo Antônio, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo - Centro Histórico de Salvador, e é o mais novo espaço administrado pelo Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), autarquia da Secult.


Serviços:
O quê: Encerramento da turma João Pequeno de Pastinha e aula inaugural da segunda turma do curso "Capoeira - Educação para a Paz"
Onde: Forte de Santo Antônio Além do Carmo
Quando: 03/setembro/2008 - 15 h

Fonte: http://www.palmares.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!