quinta-feira, 24 de abril de 2008

Secretário Osvaldo Viégas visita Grupo União Espírita Santa Bárbara


Viégas afirmou que o maior obstáculo enfrentado pela disseminação da cultura negra ainda é o preconceito racial


Por: Mônica Lucia
Jornalista e integrante da Cojira/AL



O secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, visitou, no último final de semana (20.04), a ONG Grupo União Espírita Santa Bárbara, um espaço destinado à valorização e divulgação da cultura afro-brasileira. A entidade, localizada no conjunto Village Campestre 2, assiste a mais de 50 crianças e adolescentes, através do Projeto Inaê, realizando oficinas de artesanato, dança, teatro, percussão, pintura, além de palestras e seminários.

Osvaldo Viégas teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela ONG, que é reconhecida pelos inúmeros turistas nacionais e internacionais que visitam o local durante os finais de semana. Entre eles, a apresentação da Dança dos Orixás, a Capoeira, o Maculelê e a Dança Primitiva. Além dos pratos da culinária afro, que são conhecidos pela sua variedade e sabor, a exemplo do acarajé, abará, vatapá, caruru e outras iguarias.

A ialorixá mãe Neide Oyá D' Oxum agradeceu a visita do secretário Osvaldo Viégas ao Grupo Espírita, que desenvolve atividades culturais, divulgando a Umbanda e suas manifestações. Segundo ela, a cultura negra ainda é vista com preconceito por parte da sociedade, em especial os atos religiosos, que são constantemente criticados por integrantes de outras religiões. Mesmo diante desses obstáculos, a religiosa diz que não desistirá de divulgar a sua fé.

Para o secretário, a cultura afro-brasileira ainda enfrenta dificuldade de ser divulgada em função da discriminação e preconceito. Mas afirmou que o governo do Estado, através da Secult, tem como uma de suas metas divulgar o trabalho realizado pelas etnias consideradas minorias. Uma das propostas da secretaria é incluir o grupo de dança do Guesb na caravana cultural, realizada pelo órgão nos municípios alagoanos. "A cultura afro-brasileira tem uma bagagem significativa. Porém, para ser valorizada, será necessário romper a barreira do preconceito", ressaltou.

O turista italiano Giancarlo Franci disse que nunca retornou a um destino duas vezes, mas pretende voltar, a Maceió, porque encontrou, além de belas praias, humanismo no Grupo União Espírita Santa Bárbara. “Em Salvador é muito turístico, aqui em Maceió é autentico, a própria comunidade participa e tem benefícios. Fiquei emocionado”, conta. Durante dois anos, o agente de viagem Ubiraelson Nascimento, da agência Marina Viagem, trouxe mais de 2 mil turistas italianos para conhecer a cultura afro.

Criado na década de 80, o Grupo União Espírita Santa Bárbara tem conquistado o reconhecimento através de suas ações, que têm como foco crianças e adolescentes carentes do bairro. Morando no local há mais de 15 anos, mãe Neide, como é chamada carinhosamente, observando as dificuldades enfrentadas pelas famílias, resolveu implantar o projeto Inaê, que além das oficinas de arte, promove cursos voltados para geração de emprego e renda, destinado aos familiares, que aprendem pintura em seda, confecção de colares, pulseiras, brincos e roupas com a temática afro, crochê e peças que são utilizadas pelos filhos de santo.

A ampliação dos serviços é um dos planos para o futuro. Nesse sentido, recentemente foi adquirido um terreno, onde será construído um prédio com estrutura de palco, refeitório, salas e uma escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!