quarta-feira, 26 de março de 2008

Movimento Negro discute políticas-culturais para a Serra da Barriga

O II Debate Estadual in loco reunirá representantes de segmentos afros, professores, estudantes, gestores e quilombolas no dia 29 de março
Por: Helciane Angélica
Jornalista (1102 MTE-AL)


A Serra da Barriga localizada no município de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas é considerada um palco sagrado e de resistência para o povo afro-brasileiro. È também o centro de homenagens, pesquisas, romarias e encontros como o II Debate Estadual sobre a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que será realizado no dia 29 de março nas dependências do Parque.

O debate in loco promoverá o intercâmbio sócio-étnico-cultural entre lideranças dos segmentos afros (capoeiristas, religiosos de matriz africana, grupos culturais, organizações políticas), representantes da comunidade quilombola Muquém, professores, estudantes, gestores e sociedade civil. Tem com objetivo a discussão de propostas favoráveis ao Patrimônio Nacional, além de definir o real papel do movimento negro alagoano junto ao comitê gestor do Parque – recentemente anunciado pela Fundação Cultural Palmares, órgão do Ministério da Cultura.

A programação será composta por um acolhimento afro, mesa-redonda, debate e visita a comunidade remanescente de quilombo Muquém, a 5km da cidade de União dos Palmares. O encontro conta com o apoio da Prefeitura de União dos Palmares; Casa da Indústria; Lojas Paulinas; Sindprev; a vereadora de Maceió, Fátima Santiago; e os Deputados Estaduais Judson Cabral e Paulo Fernando (Paulão).

Na mobilização deste Debate encontram-se a comissão organizadora composta pelo: Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL), Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás, Associação de Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP), Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê, Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas (SINTEP), Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro e o Conselho de Mestres de Capoeira de Alagoas.

Programação

07h00 – Concentração na Praça Sinimbú, Centro de Maceió.
07h30 – Saída dos participantes (ônibus disponibilizado para os inscritos)
10h00 – Acolhimento afro e momento de reflexão (mushaká) coordenado pelo Babalorixá Célio Rodrigues.
10h15 – Lanche
10h30 – Leitura expositiva do Relatório sobre o I Debate Estadual (realizado em maio de 2007) e texto-base produzido pela comissão organizadora.
10h50 – Mesa-redonda
11h50 – Debate
13h30 – Almoço
15h00 – Visita a comunidade remanescente de Quilombo Muquém e apresentações culturais coordenadas pela Agrucenup.
17h00 – Encerramento das atividades


Serviços

II Debate Estadual – políticas favoráveis a Serra da Barriga
Local: Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado no platô da Serra da Barriga em União dos Palmares.
Quando: 29 de março de 2008 (sábado)
Custo: R$ 10,00 (dez reais) para a alimentação.
Contatos: 8831-3231 (Helciane), 9999-1301 (Valdice), 8823-6646 (Madalena) e 8819-6762 (Amaurício), 3336-7464 (Sintep).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!