quarta-feira, 19 de março de 2008

Cefet-AL terá curso de Africanidade

"O curso atenderá ao que exige a lei 10639/2003 que dispõe sobre o ensino da cultura da África nas escolas públicas.Para inserção do ensino da cultura africana na matriz curricular da instituição federal de ensino, primeiramente, o Cefet precisa formar professores para se habilitar, em seguida, ao programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC que incentiva a realização de cursos a distância em nível de “latu-sensu” com 360 horas nesta área. Segundo o diretor de Ensino, José Carlos Pessoa, o Cefet-AL será a unidade certificadora desse curso de especialização que terá o objetivo de capacitar professores das redes estadual e municipal de educação.

O Cefet promoverá, a partir do segundo semestre deste ano, um curso de formação na área de Ciências Humanas com enfoque para a cultura africana. O curso atenderá ao que exige a lei 10639/2003 que dispõe sobre o ensino da cultura da África nas escolas públicas.Para inserção do ensino da cultura africana na matriz curricular da instituição federal de ensino, primeiramente, o Cefet precisa formar professores para se habilitar, em seguida, ao programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC que incentiva a realização de cursos a distância em nível de “latu-sensu” com 360 horas nesta área. Segundo o diretor de Ensino, José Carlos Pessoa, o Cefet-AL será a unidade certificadora desse curso de especialização que terá o objetivo de capacitar professores das redes estadual e municipal de educação.

O curso será ministrado em convênio com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC. A Secad tem por objetivo contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos, em especial de jovens e adultos, em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação continuada. Além disso, a secretaria responde pela orientação de projetos político-pedagó gicos voltados para os segmentos da população vítima de discriminação e de violência.
O curso contemplará o programa do MEC de Educação Continuada em Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana, que visa destacar a importância do estudo e da pesquisa das relações étnico-raciais para a sociedade brasileira, fornecendo aos educadores subsídios para o tratamento adequado dessa questão, procurando informar e construir uma nova imagem dos negros no Brasil, desde sua vinda da África até a atualidade.

Até 2011, o Ministério da Educação planeja capacitar 500 mil professores com curso de Africanidade. Todo o processo de realização desse curso no Cefet-AL é discutido por um grupo gestor que definirá qual será a instituição que ministrará o curso. O Núcleo de Estudos da Cultura Afrodescendentes, criado, recentemente na instituição federal de ensino também será incorporado na discussão para a implantação do curso de formação."

Fonte: Site oficial do Cefet AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!