quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Você viu o Davi?




Davi Silva é  um jovem pobre, preto, morador  de uma periferia longe e esquecida, na capital das Alagoas,  Maceió,  um canteiro de corpos insepultos. Maceió vive uma situação de extermínio, e  Davi está desaparecido.
Desapareceu depois de uma abordagem policial, no dia 25 de agosto, no bairro Benedito Bentes.
O bairro Benedito Bentes  construído, em 1986  e localizado na parte alta da cidade é considerado um dos  bairros, com maior índice de violência.O  bairro cresceu tanto que virou "uma cidade".Uma “cidade” inchada de vulnerabilidade para jovens pobres e pretos.
Dos 30.000 jovens vítimas de homicídios por ano, 77% são negros.
O Benedito Bentes é um território vulnerável! 
Foi no bairro Benedito Bentes  onde mora  e desapareceu Davi que  a então candidata a reeleição Dilma Roussef veio fazer campanha, no segundo turno, e com ela arrastou uma multidão de jovens que se emocionaram com a história da Dilma-vitima da ditadura.
Essa mesma multidão comovida com a história da presidenta, não  está nem aí para tortura da exclusão que sofre Davi. Davi é um produto socialmente descartável.  E,  a mãe dele um verdadeiro coração valente.
Davi  Silva é mais um na estatística dos invisíveis jovens desaparecidos pelo sopro selvagem  da violência normatizada, institucionaliza e consentida. Socialmente.
O Davi Silva das Alagoas é um Amarildo,  que desaparecido não provoca a comoção social. Se sumiu é naturalmente culpado- pensam muitos.
A taxa de homicídios de negros no Brasil é de 36 para cada 100 mil; para não negros, ela é de 15,2. Ou seja, para cada homicídio de não negro no país, 2,4 negros são assassinados. Em Alagoas, estado que encabeça a lista, o índice sobe para 17,4 negros mortos para cada não negro assassinado.
Gestor@s do Plano Juventude Viva, representações da juventude negra, os conselhos voltados à questão racial, em Maceió, AL silenciam-coniventes- diante  da sangria dos corpos mortos, expostos, desaparecidos.
É a história perversa do preconceito continua fazendo vitimas.
Onde está Davi? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!