segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Antropólogo da USP profere palestra sobre diversidade na prática docente em Alagoas

Evento organizado pela SEE, com o apoio da Ufal, Cesmac e Uneal, faz parte da Semana da Consciência Negra de 2014

Antropólogo da USP profere palestra sobre diversidade na prática docente em Alagoas
Antropólogo africano vai abordar o tema “O desafio do ensino da diversidade na prática docente”
Texto: Ricardo Rodrigues
Foto: Rafael Cusato

O professor de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP) Kabengele Munanga será o principal palestrante da Semana da Consciência Negra de 2014 de evento em organizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas (SEE), por meio da Gerência de Diversidade (Gediv). O evento tem o apoio do Curso de História do Cesmac e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neaf) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
De acordo com a programação oficial, o antropólogo africano radicado no Brasil vai abordar o tema “O desafio do ensino da diversidade na prática docente” em pelo menos três palestras em Alagoas, entre os dias 17 e 18 de novembro. Na programação, o professor Munanga profere duas palestras em Maceió, no dia 17 deste mês: uma das 14 às 16 horas, no Auditório da Reitoiria da Ufal, no Campus do Tabuleiro; e outra das 19 às 21 horas no auditório do Cesmac, da Rua Cônego Machado, no Farol.
Já no dia 18, a palestra será em Arapiraca, no auditório da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), das 19 às 21h. A professora Irani Neves, técnica da Gerência de Diversidade da SEE, destaca a importância das palestras do professor Munanga. “A palestra dele é uma excelente oportunidade para os educadores que desejam debater o preconceito no ambiente escolar”, destacou Irani. “Por isso, essas palestras são voltadas para os professores da rede pública de ensino”, acrescentou.
Biografia – Nascido no antigo Zaire, atual República Democrática do Congo, em 1942, Kabengele Munanga é graduado em Antropologia Cultural pela Universidade Oficial do Congo (1969) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (USP) em 1977, atuou muito anos como professor Titular da USP, onde se aposentou recentemente após 32 anos dedicados à vida acadêmica.
Na área de Antropologia, tem dado ênfase aos estudos em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, identidade, identidade negra, África e Brasil.
Defensor do sistema de cotas nas universidades, o professor Munanga é um dos grandes expositores do tema e um dos principais assessores das instituições que planejam adotar o sistema. Nas entrevistas que tem concedido à imprensa, o acadêmico aponta sempre os avanços e erros cometidos pelo Brasil na tentativa de se tornar um país mais igualitário e democrático do ponto de vista racial.

Fonte: Ascom/SEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!