segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filme “Independência Africana” é destaque da programação em Maceió/AL

A exibição do documentário de Tukufu Zuberi acontece no dia 17 de novembro, na Reitoria da UFAL

As comemorações pelo Mês da Consciência Negra levam para Maceió/AL uma programação repleta de atividades especiais.  Além das atividades em no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, União dos Palmares/AL, no dia 17 de novembro, acontece a exibição do documentário “Independência Africana” no dia 17 de novembro. O filme é dirigido pelo cineasta americano Tukufu Zuberi, que após a mostra, participa de um bate-papo com os presentes na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O documentário trata dos problemas enfrentados para a conquista da independência africana. Ele apresenta a história do continente, sob a perspectiva de eventos como a segunda guerra mundial e o fim do colonialismo, e mostra as repúblicas africanas atuais.

A coordenadora do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC) da FCP - MinC, Joselina da Silva e afirma que “a exibição do filme será uma verdadeira aula sobre a História da África e de como os africanos lidaram com as adversidades que resultaram na sua independência”.

Tukufu Zuberi – Nascido em 26 de abril de 1959, na Califórnia/EUA, Tukufu Zuberi é sociólogo, cineasta, crítico social, educador e escritor. Atualmente é chefe do Departamento de Sociologia da Universidade da Pennsylvania e líder no Centro de Estudos Africanos da instituição.
Zuberi liderou o Projeto de Análise de Censo Africano (ACAP), iniciado pelas Nações Unidas com o intuito de avançar no mapeamento de enumeração do censo na África. Como fundador de sua própria companhia ele produziu o filme African Independence, que estreou no San Diego Black Film Festival, em janeiro de 2013.

Serviço
Exibição do filme “Independência Africana”
Quando: 17 de novembro
Onde: 
Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Endereço:    Av. Lourival Melo Mota, s/n. Tabuleiro dos Martins.  Maceió – AL
Horário: 
17h

Contatos para imprensa: Mara Karina
Tel: (61) 9831-0215


Fonte: Ascom/Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!