terça-feira, 18 de novembro de 2014

Debate sobre a rota da Capoeira

O Seminário Rota da Capoeira acontece nos dias 18 e 19 de novembro com objetivo de aprofundar o debate sobre o tema

Discutir a promoção e preservação da roda e dos mestres tradicionais de capoeira de Alagoas. Esse é o principal objetivo do Seminário Rota de Capoeira Palmares que levará para Maceió e União dos Palmares/ AL, nos dias 18 e 19 de novembro, importantes representantes dessa expressão que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. O evento faz parte da programação que a Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC) preparou para as comemorações para o 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Na noite do dia 18 de novembro o presidente do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP), Mestre Moraes, e a representante do grupo Ilé Axé Legioniré Nitó Xoroqué, Mônica Carvalho, participam de um debate sobre as raízes culturais que influenciaram a capoeira, na mesa “Roda de Sotaque Candomblé, Capoeira e Samba: Um giro pela história e cultura negra no Brasil”.

A regulamentação do profissional da Capoeira também ganhará espaço. No dia 19/11, haverá um debate dedicado sobre os caminhos para a conquista de direitos e proteção dos fundamentos essenciais da capoeira. Participam do evento o jornalista e especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais, Paulo Andrade Magalhães Filho, o representante Federação Alagoana de Capoeira e do Conselho Estadual de Capoeira de Alagoas, Severino Claudio Figueiredo Leite (Mestre Cláudio) e o membro da Associação Muzenza de Capoeira, Marcelo José dos S. Cardoso (Mestre Girafa).

O diretor do Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro da Fundação Palmares, Alexandro Reis será o mediador das atividades. “A Fundação Palmares entende que não se pode abrir mão da participação e do protagonismo do capoeirista como principal responsável pela disseminação dessa manifestação cultural. Reconhecemos também a capoeira como meio estratégico de promoção do Brasil no mundo. Por esse motivo o seminário se mostra extremamente importante e de uma riqueza de conteúdo essencial”, afirma.

Confira a programação

18 de novembro

Local: Superintendência do IPHAN/AL – Rua Sá e Albuquerque, nº 157 – Jaraguá – Maceió/AL
Horário: 17h às 21h

Roda de Sotaque Candomblé, Capoeira e Samba: Um giro pela história e cultura negra no Brasil

Expositores:

Pedro Moraes Trindade (Mestre Moraes) – Presidente do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP)
Célio Rodrigues – Babalorixá da Casa de Iemanjá
Mediadora: Greiciene Lopes – Professora da Universidade Federal de Alagoas e Técnica do IPHAN/AL

19 de novembro

Local: Espaço Cultura Acotirene (ESCA) – Rua Coronel Bezerra Montenegro, Nº 215 – Centro – União dos Palmares/AL
Horário: 13h às 16h

Roda de Sotaque Regulamentação do Profissional da Capoeira: Rumo e caminhos da conquista de direitos e proteção dos fundamentos essenciais da capoeira

Expositores:

Paulo Andrade Magalhães Filho – Jornalista e Especialista em Educação e Relações Étnico-Raciais
Severino Claudio Figueiredo Leite (Mestre Cláudio) – Membro da Federação Alagoana de Capoeira e do Conselho Estadual de Capoeira de Alagoas.
Marcelo José dos S. Cardoso (Mestre Girafa) – Membro da Associação Muzenza de Capoeira
Mediador: Alexandro Reis – Diretor da Fundação Cultural Palmares – MinC


Fonte: Ascom/Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua mensagem!
Axé!